PARQUES NACIONAIS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PARQUES NACIONAIS

O QUE SÃO PARQUES NACIONAIS
Um parque nacional é uma área que contém amostras de regiões naturais características, paisagens naturais ou humanizadas e habitats de espécies, animais e vegetais, com interesse ecológico, científico e educacional. As paisagens destas áreas encontram-se pouco alteradas pela actividade humana.
CARACTERÍSTICAS DE UM PARQUE NACIONAL
De acordo coma IUCN (International Union for the Conservation of Nature and Natural Resources), para um local poder ser considerado um parque nacional precisa de reunir um determinado conjunto de características. Sendo assim, um parque nacional é considerado um lugar:
Constituído por um ou mais ecossistemas não materialmente alterados pela mão humana;
Com um tamanho mínimo de 1000 hectares dentro de zonasonde a proteção da Natureza prevalece;
Onde as autoridades impõem medidas e regras para evitar a exploração e/ou ocupação humana, de forma a respeitar todas as espécies, características ecológicas ou geomorfológicas que levaram à criação do parque;
Onde os visitantes estão autorizados a entrar caso não violem as leis do parque, nem prejudiquem o bom funcionamento deste, podendo, se o fizerem,vir a ser expulsos ou punidos;
Que proíbe a exploração de recursos naturais (incluindo a construção de barragens);
Que tem pessoal e um orçamento abundante de forma a poder assegurar uma proteção suficientemente eficaz.

AMEAÇAS A UM PARQUE NACIONAL
Existem diversas ameaças aos parques nacionais. Entre elas a maioria é causada pela raça humana, de forma directa ou indirecta, o que demonstraum comportamento irresponsável e inconsciente. Entre elas, podemos destacar:
A perturbação dos ecossistemas através de lixo humano, por exemplo.
A introdução de espécies exóticas ou invasores.
Desflorestação causada por incêndios, chuvas ácidas e pelo abate de árvores.
O Efeito de Estufa causado pelos GEE (Gases com Efeito de Estufa) também provenientes da actividade humana. Este leva aoaumento da temperatura que leva ao aquecimento global que origina os degelos e as secas, outras grandes ameaças.
Chuvas ácidas causadas por poluentes (dióxido de enxofre e óxido de azoto) provenientes da actividade humana (queima de combustíveis fósseis, veículos automóveis, …)
Destruição da camada de ozono que é causada principalmente por clorofluorcarbonetos (CFC);
Poluição atmosférica,aquática e dos solos causadas, por exemplo, devido à queima de combustíveis fósseis, ao excesso de poluentes não degradáveis e ao uso extremo de fertilizantes não naturais.

O QUE FAZER PARA O CONSERVAR
Para conservar um parque nacional ou qualquer outro parque deve--se obedecer/respeitar as regras. Algumas dessas regras são:
Não deitar lixo para o chão. Reciclar;
Não remover quaisquer objetosnaturais ou artefactos históricos (o que inclui frutas, flores silvestres, cogumelos, galhos, madeira, pedras interessantes do rio, etc.)
Proteger/preservar o habitat dos animais selvagens;
Não alimentar, perturbar ou assustar animais selvagens;
Não fazer fogo;
Preservar a vegetação;
Economizar água e energia;
Utilizar a politica dos 3 R’s
Seguir os caminhos assinalados. Não pisar “áreasrestritas”;
Seguir as regras/instruções dadas pelos guias do Parque;


DISTRIBUIÇÃO DOS PARQUES NACIONAIS EM PORTUGAL
Em Portugal, só existe um Parque Nacional que é o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este situa-se no extremo nordeste do Minho e é constituído por 70 290 hectares, estendendo-se desde a Serra do Gerês até à fronteira espanhola, passando pela Serra da Peneda.
Sendo uma das maioresatrações de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, criado em 1971, possui uma grande variedade de fauna e flora.
Fauna:
Quanto à fauna, pode-se destacar a existência de javalis, lobos, veados, texugos, lontras, martas, tourões, etc. Além disso, a águia-real, apesar de rara, persiste na vigilância das alturas do Gerês, assim como a perdiz-cinzenta, que é uma espécie pouco comum.
Flora:
No...
tracking img