Parque paleontologico são josé itaboraí

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de ciências
Aluna:Jarisete Silva Pessanha
[editar] História
O bairro de São José é marcado por histórias e dentre elas se destaca a exploração do cimento na região que começou por volta do ano 1928 a área da Bacia Calcária de São José de Itaboraí, com 1.341.552,50 m2 passou a ser explorada como mina de calcário para a indústria cimenteira.
Em 1984, deixando uma cava de cerca de 70metros de profundidade, a mineração encerrou suas atividades. Lentamente, a cava foi sendo preenchida por água (subterrânea e de chuvas), gerando um lago artificial. Em suas margens podem ser encontrados afloramentos com fósseis e acumulação das rochas que foram exploradas.
Nos calcários da Bacia de São José de Itaboraí foram descobertos fósseis do Paleoceno e do Pleistoceno (moluscos; sementes,folhas, vertebradas). Marsupiais do Período Terciário (70 milhões de anos) e o Eremotherium do Quaternário (2 milhões de anos) foram descritos na área.
Em 2 de abril de 1990, a Prefeitura Municipal de Itaboraí declarou a área de utilidade pública e, em dezembro de 1995, foi criado o Parque Paleontológico de Itaboraí, através da Lei Municipal nº 1.346/95.
A Bacia apresenta, ainda, registros daocupação humana na região durante o Médio Pleistoceno (Beltrão, 1993).
Para implantação do Parque foi elaborado um projeto que prevê a existência de um Museu, trilhas ecológicas/geológicas, laboratórios e infra-estrutura para os visitantes. A população beneficiada pelo projeto é de cerca de 10.000 habitantes (população da localidade de São José). A bacia sedimentar de São José de Itaboraí. Estabacia teve sua origem no início do Terciário (Paleoceno) como resultado das atividades tecto-magmáticas que atingiram a região desde o período Cretáceo.
As evidências de vida aí encontradas correspondem ao período que sucedeu ao da extinção dos dinossauros. Fósseis de um mamífero xenungulado, provavelmente o mais velho da América do Sul, com idade que alcança cerca de 65 milhões de anos, foram aiencontrados.
Além deste, vários outros fósseis foram, também, recuperados, inclusive exemplares que datam do Pleistoceno (Eremotherium, Haplomastodon e o Testuto sp.). A presença humana na região data desta mesma época, ou seja, do Pleistoceno. Tal afirmação se apóia nos diversos achados arqueológicos identificados nas superfícies colinosas, em encostas relativamente íngremes, associadas àmorfologia de "rampas". Foram as descoberta dos fósseis pleistocênicos, em 1969, nas camadas conglomeráticas existentes ao sul da bacia calcária, que ensejaram uma série de prospecções arqueológicas (1974), levando à descoberta de um sítio arqueológico importante. As escavações foram iniciadas apenas em 1979, tornando-se sistemáticas a partir de 1981. Na bacia há, efetivamente, pelo menos quatro setores designificativa ocorrência arqueológica. O primeiro se encontra no bordo leste, denominado Morro da Dinamite. O segundo situa-se no bordo norte, nomeado sítio do Sílex. O terceiro, no bordo sul, foi chamado de sítio Paleontológico e, finalmente o quarto, Morro Verde, localizado, também, no bordo norte. A região do entorno da bacia é caracterizada pela presença de vários níveis de depósitos rudáceose cascalheiras ainda não devidamente estudados. Esses depósitos podem revelar elementos preciosos para a geologia do Quaternário e para a arqueologia vis-à-vis as ocorrências conhecidas e estudadas na pr A coleção lítica decorrente dos trabalhos de campo realizados compreende cerca de 1.000 peças. Esse conjunto reúne peças do Sítio do Sílex (1979), do Morro Verde (1984), do Morro da Dinamite ouMorro Alto (em dois setores distintos: no topo da colina e na face oeste da colina - Paredão da Cascalheira) (1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1986) e do Sítio Paleontológico (1983).
A matéria prima utilizada pelo homem pré-histórico, em Itaboraí, pode ser encontrada localmente, isto é, não foi importada. Entre os minerais e rochas utilizados, aparecem por ordem de preferência, o quartzo...
tracking img