Parque natural da serra da estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parque Natural da Serra da Estrela

Região: Centro
Distritos: Guarda e Castelo Branco
Concelhos: Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia
Localização: Situa-se em plenaSerra da Estrela (a mais alta de Portugal Continental, altitude: 1993 metros), no centro interior de Portugal.
Área: 101 000 ha
Site oficial: Ver aqui
Descrição: O Sítio de Importância Comunitária –Rede Natura 2000 “Serra da Estrela” integra o Parque Natural da Serra da Estrela. O “Planalto Central da Serra da Estrela” está também classificado como Reserva Biogenética do Conselho da Europa.
OParque Natural da Serra da Estrela está inserido quase totalmente na Serra da Estrela, onde se situa o ponto mais alto de Portugal Continental e é parte importante das bacias hidrográficas dos riosDouro, Tejo e Mondego. 

No maciço central da Serra da Estrela, destaca-se a Torre, os Cântaros (penedos situados mais a Norte) e as Penhas da Saúde. O vale glaciar em U do Zêzere une as Penhas da Saúdee Manteigas. Na parte mais a Norte do Parque, o planalto de Videmonte é cavado pelo Mondego. Nos vales e encostas, situam-se aldeias serranas como Loriga, Linhares, Alvoco da Serra e Sabugueiro.
OParque Natural apresenta um variado mosaico de habitats, alguns de interesse prioritário, como os prados de gramíneas (cervunais) onde existe uma importante flora endémica (e.g. Festucahenriquesii, Leontodon pyrenaicus subsp. herminicus e Ranunculus abnormis) ou rara (e.g. Alchemilla transiens e Gentiana lutea), os zimbrais-anões de Juniperus communis e as charcas e lagoas permanentes, onde se podeobservar a relíquia glaciar Sparganium angustifolium. 

De grande importância são também as turfeiras, os urzais, os prados e as comunidades herbáceas e arbustivas endémicas de Sedumanglicum subsp. pyrenaicum e caldoneira (Echinospartum ibericum), os matos de piorno-serrano (Cytisus oromediterraneus, sin. C. purgans auct.) e os bosquetes de teixo (Taxus baccata). 

Espécies do género...
tracking img