Parque nacional do jau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil apresenta um vasto conjunto de áreas naturais com grande potencial para fortalecer o turismo, muitas delas protegidas em unidades de conservação. Diversos fatores indicam um crescimentoexpressivo da visitação em áreas naturais, com atividades de turismo que encontram na natureza sua principal motivação.
O turismo, ao mesmo tempo em que fortalece a apropriação das unidades deconservação pela sociedade, dinamiza as economias locais e incrementa os recursos financeiros para a manutenção destas áreas. O desafio consiste, no entanto, em desenvolver um turismo responsável e integrado àdiversidade sociocultural, aos conhecimentos tradicionais e à conservação da biodiversidade.

Parque Nacional do Jaú

O Parque Nacional do Jaú é uma unidade de conservação brasileira de proteçãointegral da natureza localizada nos estados do Amazonas (220 km de Manaus, em linha reta) com território distribuído pelos municípios de Barcelos. Tem superfície de 2.272.000 hectares. Seus limitesnaturais: Rio Negro, Jaú, Carabinani; Igarapés, Açú, Timbó-titica, Sebastião e Maruim; rios Pauini e Unini. Tem clima quente úmido e temperatura entre 26ºC a 27ºC.
O Parque Nacional do Jaú foi criado em1980 com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais englobados contra quaisquer alterações que os desvirtuem, destinando-se a fins científicos, culturais, educativos e recreativos.
Os usosconflitantes que afetam a unidade e seu entorno são a pesca comercial e de peixes ornamentais, retirada de madeira, caça e visitação inadequada.
Uma das peculiaridades mais extraordinárias do ParqueNacional do Jaú é o fato de ser esta a única Unidade de Conservação do Brasil que protege totalmente a bacia de um rio extenso (aprox. 450 km) e volumoso - rio Jaú preservando ecossistemas de águas pretas.A flora: Os estudos botânicos desenvolvidos no parque nacional do jaú catalogaram até o momento cerca de 400 espécies de plantas. Várias destas espécies estão restritas a determinados...
tracking img