Parque nacional da tijuca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

1. Introdução

A atual pesquisa visa à avaliação e sugestões para a solução dos Problemas do Parque Nacional da Tijuca como elemento central do processo de mudança de mentalidade dos turistas e visitantes que privilegiam essa unidade de conservação como área de lazer. A sustentabilidade é hoje, uma preocupação mundial. O homem partindo em direção a uma visãopuramente capitalista da exploração valoriza o meio somente a partir de um prisma econômico; explora sem pensar nos resultados ecológicos de suas ações. Neste sentido a pesquisa em projeto tem por finalidade diagnosticar formas, metodologias que sustentem uma prática conservacionista da exploração econômica da natureza, ou seja, visa orientar para uma ação de preservação aliada a uma atividade rentável ealtamente lucrativa.

2. Desenvolvimento

O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 6 de julho de 1961, pelo Decreto Federal nº 50.925 como Parque Nacional do Rio de Janeiro; sendo, pelo Decreto Federal nº 60.183 em 8 de fevereiro de 1967 alterado para Parque Nacional da Tijuca.
O Parque Nacional da Tijuca exerce papel relevante no cenário turístico, nas atividades lúdicas, e em programasde educação ambiental no Estado do Rio de Janeiro, representando a maior floresta urbana do mundo, sendo o seu processo de reflorestamento considerado pioneiro na América do Sul.
Paradoxalmente, é o 2º menor Parque Nacional do país, uma área de 3300 ha, e o maior parque urbano de mata tropical. O Parque Nacional da Tijuca é constituído por Floresta Atlântica densa, onde estão catalogados 900(novecentos) espécies diferentes de plantas e 230 (duzentos e trinta) animais e aves.
O relevo é acidentado abrangendo os conjuntos Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Serra da Carioca e Corcovado, Sumaré e Gávea Pequena. Seu uso para fins lúdico-educacionais e turísticos é facilitado pelas sete vias de acesso que o circunda.
O Parque Nacional da Tijuca, situado no centro da cidade do Rio de Janeiro,está, qualificado como unidade de proteção integral, segundo a lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, sendo permitido nessa categoria, o uso indireto dos recursos naturais, com possibilidades para a atividade educacionais, de recreação e lazer.
Os espaços naturais preservados, como o Parque Nacional da Tijuca, vêm sendo buscado pelos indivíduos da sociedadecontemporânea para as atividades lúdicas e ecoturísticas em contraposição à vida urbana.
A região que abrange os quatro setores do Parque Nacional da Tijuca (PNT) corresponde a aproximadamente 3,5% da área do município do Rio de Janeiro, recebendo grande número de visitantes em suas trilhas e encostas rochosas. O Setor C é batizado de “Pedra Bonita/Pedra da Gávea”. É um setor que está geograficamenteisolado da sede do parque. Esse setor possui uma vida independente e é muito pouco conhecido como parte integrante do Parque. Porém, neste setor, acontecem inúmeras atividades esportivas e de lazer, e centenas de pessoas se aproveitam das várias possibilidades de atividades esportivas que ele oferece, entre elas o vôo livre, as caminhadas e escaladas.

Pedra da Gávea, um impressionante monumentonatural de gnaisse com topo de granito subindo a 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Conhecida como uma esfinge de histórias contraditórias, ela desperta admiração pela sua imponência e mistério. É um dos pontos extremos do Parque e um de seus mirantes mais espetaculares.

A Pedra Bonita, com 696m de altitude, fazia parte de uma sesmaria noperíodo colonial. Tempos depois, à época do Império, passou por algumas ações predatórias como a extração de carvão e o cultivo de flores e pequenas horticulturas. Além de excelente mirante, o local também abriga uma plataforma e uma rampa de salto muito utilizada por praticantes de voo livre do mundo todo.

A Pedra Aguda, popularmente chamada de Agulhinha da Gávea devido ao formato pontiagudo...
tracking img