Parque nacional da restinga de jurubatiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é uma Unidade de Conservação que tem por objetivo a preservação de ecossistemas naturais e pode ser utilizada para pesquisas científicas, educação ambiental, recreação e ecoturismo. As Unidades de Conservação Federais são patrimônio público que estão sob a responsabilidade do IBAMA.

É o maior parque do Brasil de área de restinga, comcerca de aproximadamente 14.860 hectares. Foi criado em 29 de abril de 1998 e localiza-se nordeste do estado do Rio de Janeiro, abrangendo os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã.

É um tipo de ambiente litorâneo de solo arenoso, no qual se estabelece uma vegetação capaz de sobreviver com pouca água e muito calor. A restinga é um ecossistema de grande biodiversidade e elevada fragilidadeecológica.

Embora seja conhecida como restinga, é na realidade um conjunto de ecossistemas diferenciados pela elevada biodiversidade de fauna e flora. Possui um elevado número de espécies endêmicas de vegetais que estão ameaçadas de extinção, e muitas espécies de animais extintos em outras restingas do estado que torna o parque uma importante área de refúgio.

A palavra Jurubatiba tem origem Tupi ecompõe-se do radical jurubá que deriva de jaribá, jeribá, jiribá, nome nativo para um tipo de palmeira. O sufixo tyba ou tuba significa muito conjunto, porção. Assim, significa: campo de muitas palmeiras e lugar de plantas espinhosas.

Considerando toda essa riqueza do parque, o grupo deste trabalho pode perceber que a ocupação humana em torno do parque está interferindo no meio ambiente.Objetivo

O grupo teve como objetivo, pesquisar e identificar componentes do ecossistema e reconhecer os processos de ocupação e adaptações de populações encontradas no local. Além disso, analisamos as situações decorrentes da ação humana como agente de mudança do ambiente.

O Ecossistema de Jurubatiba

Essa restinga foi formada a partir de recuo do mar durante o período Quaternário. O verão équente e chuvoso e no inverno é seco. Ela é formada por planície arenosa e pelo menos dezoito lagoas, que embora se encontre na mesma região, diferenciam-se quanto à origem geomorfológica, e quanto à qualidade química e físicas de suas águas.

São encontrados os seguintes tipos de lagoas:

Lacunas: lagoas Paulistas e Encantada

Lagoas Costeiras: lagoas Cabiúnas ou de Jurubatiba

[pic]Figura 1: Lagoa de Jurubatiba

[pic] Figura 2: Mar do lado da lagoa

Relações dos seres vivos com o ambiente

Jurubatiba compõe-se de populações de várias espécies de arbustos, árvores, pássaros, microrganismos etc., que convivem e se inter-relacionam. Além de se inter-relacionar, os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os componentes bióticos da comunidade interagem com oscomponentes não vivos do ambiente, denominados componentes abióticos.

Fauna

Sabiá-da-praia (Mimus gilvus)

[pic]

Figura 3: Sabiá-da-Praia

Vive restrita ao litoral arenoso e salino de vegetação esparsa da restinga. É uma espécie ameaçada de extinção no Estado do Rio de Janeiro. Populações desta espécie são conhecidas atualmente das restingas de Jurubatiba e da Marambaia.Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)

[pic]

Figura 4: Jacaré-de-papo-amarelo

Esta espécie habita rios, lagos e brejos próximos ao mar. São importantes por fazer um controle biológico de outras espécies de animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes. Contribui também para o aumento de peixes, pois suas fezes servem de adubo para o desenvolvimento de fitoplâncton(algas microscópicas) que é utilizado como alimento destes.

Curuja-buraqueira (Speotyto cunicularia)

[pic] Figura 5 : Curuja-buraqueira

Vive em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar sua própria cova, vivem nos buracos abandonados de Tatu e toca de outros animais. Enquanto a fêmea bota ovos, o macho providencia a alimentação e a proteção para os futuros filhotes....
tracking img