Parque moscoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSORA MARTHA CAMPOS

PARQUE MOSCOSO E SUA IMEDIAÇÃO
Roteiro: do Parque ao Porto

VITÓRIA
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSORA MARTHA CAMPOS

PARQUE MOSCOSO E SUA IMEDIAÇÃO
Roteiro: do Parque ao Porto

Carla Malheiros
Damiany Nossa
EloisaGuedes
Janielle Mischiatti
Jessica Sartorio
Sabrina Dalvi

VITÓRIA
2011
O Parque Moscoso

A vida da população de Vitória, até o fim do século XIX, não era a das mais saudáveis. A cidade não possuía a menor infra-estrutura sanitária e eram freqüentes as epidemias ocasionadas pela falta de higiene pública. O desenvolvimento ocorria na parte alta da cidade, onde se localizavam as igrejas,conventos e residências. O comércio prosperou na parte baixa mais próxima ao porto, onde foram necessários freqüentes aterros. Na década de 20, outros aterros foram realizados nessa área para resolver problemas de inundações que eram freqüentes pelas chuvas e pelas variações da maré. Posteriormente, receberam o aterro que ligou o Porto dos Padres e o local onde fica o atual Parque Moscoso.Foto 01 – Canal Adentrando para o atual local onde se encontra o Parque

Foto 02 – Equipe de D. Pedro II, vista da cidade alta, observando o canal, manguezais e casa da misericórdia, ano de 1860

Foto 03 - Primeiros aterros, com terra vinda de Santo Antônio, com carroças.

O nome do parque é uma homenagem ao presidente da província Henrique Ataíde Lobo Moscoso, que iniciou as obras emVitória, em 1888, com um pequeno aterro. O parque se encontra numa área que antes era um manguezal, originalmente denominada “Mangal do Campinho”, que surgiu devido ao aterro supracitado, o qual ligou o Porto dos Padres ao morro do Hospital Santa Casa. Esse aterro deu origem à Rua do Comércio (atual Avenida Florentino Avidos) e impediu que a maré limpasse naturalmente a área, tornando o localpermanentemente alagado por águas contaminadas por dejetos, fazendo com que com o tempo a sujeira fosse se acumulando.
Em 1890, foi definido um Código de Posturas da Intendência Municipal da Cidade de Vitória, que possuía, dentre os seus objetivos, o esgotamento de pântanos e águas estagnadas, aterros, tapamento de terrenos abertos e de valas e a canalização de águas.
O governador da época, JerônimoMonteiro, influenciado por uma política nacional de higienização implantada no Brasil no início do século XX, resolve aterrar a área. Esses aterros de mangues ocorreram juntamente com as obras de saneamento público da capital, o que era uma necessidade urgente, dando-lhes serviços de água, esgotos, luz, bondes elétricos, construção de parques, construção, alargamento e calçamento de novas ruas dacidade. A preocupação do governo estadual era tornar Vitória um grande centro comercial e Urbano O aspecto colonial da cidade começa a ser perdido ao com o governo de Jerônimo Monteiro, que teve como meta a urbanização da cidade de Vitória.
Paulo Motta Teixeira foi contratado para executar o projeto, tendo início das obras em 1910. O Parque Moscoso é o mais antigo e tradicional parque de Vitória,inaugurado em 19 de maio de 1912, como descreveu Luiz Serafim Derenzi, era um “magnífico parque florestal e florido, orgulho dos capixabas e um dos mais belos de todas as capitais”. Foi projetado e construído com traços do movimento eclético, com linhas que lembram o “Art Nouveau”, a “Arte Nova”, uma tendência inovadora na arquitetura no fim do século XIX, estilo que começou a modelar a cidade,para superar o passado colonial. Com 24.142m², o projeto incluía fontes, coreto, orquidário, duas alamedas principais que subdividiam o parque em quatro partes bem definidas, também havia um lago formando com sapos e pontes feitas de concreto que imitavam troncos de árvores.

Foto 04 - Planta original do Parque, feita pelo arquiteto Paulo Motta

Nos anos 20 e 30, a região torna-se altamente...
tracking img