Parque ibirapuera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planetário do Ibirapuera
Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, também conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi o primeiro equipamento construído na América Latina e também o pioneiro entre os planetários de grande porte do Brasil. Depois de reformas, o local ganhou o projetor StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, fabricante de lentes e material óptico. Oaparelho é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto conhecido do universo.
Com esse equipamento, o paulistano pode observar o céu visto, por exemplo, a partir de Marte ou de qualquer outro planeta. O espaço também conta com projetores periféricos, que podem trazer para São Paulo as imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble e pelos satélites da Nasa. Por meio de um moderno sistema deprojeção, composto por fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o Planetário do Ibirapuera passou por váriasmodificações que o colocaram na era da modernidade.
http://venhaasampa.blogspot.com.br/2012/11/planetario-do-ibirapuera.html
Pavilhão Japonês
Localizado no Parque do Ibirapuera, o Pavilhão Japonês ocupa uma área de 7.500 m2 às margens do lago do parque, e é composto de um edifício principal suspenso, que se articula em um salão nobre e diversas salas anexas, salão de exposição, além de um belíssimolago de carpas.
O Pavilhão Japonês foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira e doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.
O projeto, executado pelo professor Sutemi Horiguchi (da Universidade de Tokyo), tem como principal característica o emprego dos materiais e técnicas tradicionais japonesas. E, teve comoreferência o Palácio Katsura, antiga residência de verão do Imperador, em Kyoto, construído entre 1620 e 1624, na era Edo que foi marcada pelo domínio do clã Tokugawa.
(...) A construção do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, em 1954, que foi transportado desmontado, em navio, contou com numerosos imigrantes japoneses que atuaram como voluntários para auxiliar o corpo técnico vindo do Japão.Essas atividades foram coordenadas pela Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário de São Paulo.
O Pavilhão Japonês foi doado para a Prefeitura Municipal de São Paulo. Desde 1955, a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa (atual Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), foi, graças ao convênio estabelecido com a Prefeitura da cidade de São Paulo, a entidadetem sido responsável pela administração, manutenção e promoção de eventos nesse local.
http://www.bunkyo.bunkyonet.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=114

Fundação Bienal
Criada por iniciativa do empresário Francisco Matarazzo Sobrinho, em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma das mais importantes instituições internacionais de promoção da arte contemporânea, eseu impacto no desenvolvimento das artes visuais brasileiras é notadamente reconhecido. A Bienal de Arte, seu mais importante evento, não apenas apresenta aos diferentes públicos a produção de artistas brasileiros e estrangeiros, mas também atrai os olhares do mundo para a arte contemporânea de nosso país. Mais que isso, o evento atua como um periscópio, na medida em que quebra o isolamento de umpaís cujas condições socioculturais e dimensões dificultam o contato com essa ampla produção, e promove a insubstituível aproximação com as obras – cujas imagens digitais na tela do computador jamais provocarão o deslumbramento e a revelação do momento íntimo diante da arte.
Após a realização da 6ª Bienal de Artes, a Fundação foi criada para levar adiante a mostra, que até então era promovida,...
tracking img