PARQUE ESTADUAL DA CABEÇA DO CACHORRO

974 palavras 4 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

THAIS LIMA
DIANA C. FERREIRA
ALISSON ODY
TALITA L. MARTINS

PARQUE ESTADUAL DA CABEÇA DO CACHORRO

TOLEDO
2014
THAIS LIMA
DIANA C. FERREIRA
ALISSON ODY
TALITA L. MARTINS

PARQUE ESTADUAL DA CABEÇA DO CACHORRO

Relatório de saída técnica apresentado à disciplina de Introdução a Biologia, do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professora: Geuza Cantanhede da Silva

TOLEDO
2014
A Unidade de Conservação Cabeça do Cachorro foi implantada em 27 de novembro de 1990 no extremo oeste paranaense na cidade de São Pedro do Iguaçu, e é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O parque foi criado com o objetivo inicial de proteger as margens do rio do Corvo Branco e também de preservar sua floresta nativa e sua biodiversidade.
A reserva é composta de 60,98 ha de floresta nativa, e por obter uma grande biodiversidade na região, o parque serve atualmente como base, apoio e laboratório para a conectividade entre as Unidades de Conservação e fragmentos remanescentes.
O clima nessa região, bem como no estado do Paraná, em virtude de sua posição geográfica e seus aspectos físicos, predomina o clima subtropical, constantemente úmido e com chuvas bem distribuídas. Utilizando a classificação de Köppen para se determinar o tipo climático da região, considerou-se os três tipos climáticos existentes no Paraná: o Cfa, Cfb e o Af.
A região, situa-se no terceiro planalto paranaense. Segundo a classificação de Köppen, a mesma se enquadra no clima Cfa que caracteriza-se como subtropical onde os verões são quentes e há pouca frequência de geada. A tendência é que o período chuvoso ocorra nos meses de verão, sem estação seca definida.
O solo dessa região está estreitamente relacionado com os aspectos socioeconômicos devido ao seu uso e tipo de ocupação. A

Relacionados

  • BIOLOGIA
    3643 palavras | 15 páginas
  • Eu sou o numero 4
    97057 palavras | 389 páginas
  • 1492 A conquista do paraiso
    59737 palavras | 239 páginas