Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parnasianismo

O lema central do parnasianismo (1882 - 1893) era “arte pela arte” e surgiu como um movimento para rebater o excesso de sentimentalismo trazido pelo Romantismo. Os parnasianosvalorizavam a arte como meio de busca da universalidade. Esse estilo literário recebeu este nome devido ao monte Parnaso, da Grécia Antiga, consagrado pelo deus da poesia, da medicina, das artes e dosrebanhos, Apolo.
Esse estilo literário buscava uma aproximação entre a literatura e as artes plásticas; tinha apreço pelas métricas, geralmente caracterizadas por versos decassílabos; apresentava cunhodescritivo, temas clássicos, objetividade, impessoalidade e temas universais, como poesia, vaidade e beleza.
O parnasianismo aconteceu no Brasil em paralelo com o realismo e o naturalismo. A primeirapublicação nesse estilo aconteceu em 1882, com Teófilo Dias, autor da obra Fanfarras. No Brasil, três grandes autores destacam-se: Olavo Bilac (“o príncipe dos poetas”), Raimundo Correia e Alberto deOliveira.
Principais autores e obras
Olavo Bilac
Olavo Brás Marins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 1865 e faleceu em 1918. Cursou Direito e Medicina, entretanto, não concluiu nenhumdos cursos. É considerado o “príncipe dos poetas” e era bastante exigente com sua poesia, cumprindo a rigor o formalismo parnasiano que o levava a obter efeitos e ritmos interessantes. Suas obras:Poesias (1888), Sagres (1898), Poesias infantis (1904), Tarde (1919).
Olavo Bilac é o poeta mais popular do Parnasianismo, destaca-se pelo devotamento ao culto da palavra e ao estudo da línguaportuguesa. Os recursos estilísticos que mais emprega são: a repetição de palavras, o polissíndeto e o assíndeto (separados ou conjugados), suas metáforas e comparações são claras. Um de seus temaspreferidos é o amor, associado, geralmente, à noção de pecado, cantado sob o domínio do sentimentalismo, fugindo às características parnasianas, como se pode observar nos 35 sonetos de Via Láctea. As...
tracking img