Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARNASIANISMO
MOMENTO HISTÓRICO.
O Parnasianismo é um movimento contemporâneo do realismo e do naturalismo.
Surgiu no século XIX, na França com a publicação da série de poesias denominada “le parnasse contemporain”, com a participação de Teófilo Gautier, Leconte de Lisle, Theódore de Banville e José Maria de Heredia.
O nome parnasianismo tem origem grega, do Monte Parnaso. Esse monte, namitologia grega, é consagrado a Apolo e ás musas, uma vez que os autores queriam recuperar os valores estéticos da Antiguidade Clássica.
No século XIX a Europa estava em condição de transformações, movimentos e mudanças na estrutura política, econômica e social. Surgiram vários conceitos baseados no idealismo como o determinismo, o positivismo, o biologismo, o materialismo e cientificismo.
Todasas classes sociais formavam novas concepções sobre o sistema político e administrativo, dando origem a uma doutrina denominada liberalismo.
As descobertas científicas trouxeram grandes polêmicas ao mundo e mudanças na formação da sociedade moderna, nas opiniões e ideias.
Em meados do século XIX, aconteceu a segunda fase da revolução industrial na Inglaterra. Nesse período ocorre a formação deconglomerados empresariais e a aliança entre a indústria e a ciência, as cidades começam a adquirir a face complexa que têm hoje. O número de operários fabris aumenta, assim como a luta de classes entre patrões e operários.
Foi uma época de desenvolvimentos e avanços que encaminharia um novo rumo para a história da humanidade: o início da Idade Moderna ou Contemporânea.
No Brasil
O Parnasianismo,no Brasil, foi inaugurado em 1882, com a publicação de Fanfarras, de Teófilo Dias.
A segunda metade do século XIX é marcada por profundas transformações na historia brasileira. A Plantação do café (que foi uma alternativa para reagir à decadência do açúcar e algodão) acaba se tornando um investimento bem-sucedido e gera uma melhoria nas condições socioeconômicas do país.
Esse contexto econômicoabre as portas para uma época de opulência e riqueza da aristocracia brasileira. O culto ao luxo e ao requinte faz dos grandes cafeicultores os principais consumidores de obras de arte do período. Estas, por sua vez, assumem o papel de objeto raro, precioso, produzido para poucos privilegiados, únicos capazes de realmente desfrutá-lo. Nessa categoria se enquadra a própria poesia parnasiana e suaproposta preciosista.
A literatura adquire status de artigo de luxo e de objeto a ser publicamente levado a sério. Discussões entre escritores eram vivamente acompanhadas pelo jornal, e a importância que um sujeito dava à literatura poderia demonstrar sua posição na sociedade.
Outro acontecimento importante dessa época no Brasil, foi a decadência da monarquia, e a proclamação da república.CARACTERÍSTICAS.
Preciosismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, daí as palavras raras e rimas ricas.
Objetividade e impessoalidade: O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar.
Arte Pela Arte: A poesia vale por si mesma, não tem nenhum tipo de compromisso, e sejustifica por sua beleza; o texto mostra interesse a coisas pertinentes a todos.
Estética/Culto à forma: Como os poemas não assumem nenhum tipo de compromisso, a estética é muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo custo, e por vezes, se mostra incapaz para tal.

Aspectos importantes para essa estética perfeita são:
Rimas Ricas: São evitadas palavras da mesma classegramatical. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porém também muito usada as rimas interpoladas.
Valorização dos Sonetos: É dada preferência para os sonetos. Revelando, no entanto, a "chave" do texto no último verso.
Metrificação Rigorosa: O número de sílabas poéticas deve ser o mesmo em cada verso, preferencialmente com dez (decassílabos) ou doze sílabas. Ou apresentar...
tracking img