Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*
Trabalhos
* Exercícios
* Resumos
* Livros
* Vídeos
* Profissões
HOME » LITERATURA » SIMBOLISMO
Simbolismo

Movimento essencialmente poético do fim do século XIX, o simbolismorepresenta uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do Realismo-Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não-racionais da existência.
Para tanto,o simbolismo redescobre e redimensiona a subjetividade, o sentimento, a imaginação, a espiritualidade; busca desvendar o subconsciente e o inconsciente nas relações misteriosas e transcendentes do sujeito humano consigo próprio e com o mundo.
Numa visão mais ampla, tanto no campo da filosofia e das ciências da natureza quanto no campo das ciências humanas, a desconstrução das teorias racionalistasfaz-se notar, seja por meio da física relativista de Einstein, da psicologia do inconsciente de Freud ou das tórias filosóficas de Schopenhauer e de Friedrich Nietzsche.
Assim, o surgimento do simbolismo por um lado reflete a grande crise dos valores racionalistas da civilização burguesa, no contexto da virada do século XIX para o século XX, e por outro inicia a criação de novas propostasestéticas precursoras da arte da modernidade.

Contexto histórico
Na época em que o simbolismo se desenvolveu no Brasil na Europa a Itália e a Alemanha buscavam a unificação e reinava uma paz que foi usada na preparação para a Primeira Guerra Mundial. La o simbolismo era forte e o parnasianismo fraco. Aqui começava a República e o movimento foi abafado pelos parnasianistas que dominavam a produçãoliterária da época.

Origens do Simbolismo
Ao longo da década de 1890, desenvolveu-se na França um movimento estético a princípio apelidado de "decadentismo" e depois "Simbolismo". Por muitos aspectos ligado ao Romantismo e tendo berço comum ao Parnasianismo ("Parnasse Contemporain", 1866), o Simbolismo gerou-se quando escritores passaram a considerar que o Positivismo de Augusto Comte e odemasiado uso da ciência e do ateísmo (procedimentos do Realismo) não conseguiam expressar completamente o que acontecia com o homem e a Natureza.
A França foi o berço do Simbolismo, que se manifestou no satanismo e no spleen de As Flores do Mal, do poeta Charles Baudelaire; no mistério e na destruição da linguagem linear de Um lance de Dados e de Tardes de um Fauno de Stéphane Mallarmé; nomarginalismo de Outrora e Agora, de Paul Verlaine e ainda no amoralismo de Uma Temporada no Inferno, de Jean Nicolas Rimbaud. Segundo algumas fontes, Edgar Allan Poe é considerado o precursor desse movimento, por ter influenciado nas obras de Baudelaire.}
Características do Simbolismo
Musicalidade e sinestesia
Visões, salmos e cânticos serenos,
surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências devolúpicos venenos
sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
► vocábulo litúrgico e novamente a musicalidade e a sinestesia.
Infinitos espíritos dispersos,
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o mistérios destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.
► espiritualidade, mistérios, diafaneidade constantemente presente nos poemas.
Tudo! Vivo e nervoso e quente e forte,
nos turbilhõesquiméricos do Sonho,
passe, cantando, ante o perfil medonho
e o tropel cabalístico da Morte!
► De novo a sinestesia, presença do sonho e a referência ao misticismo da Cabala.
Características na forma:
• Não se descreve um objeto; sugere-se a existência dele.
• Emprego de letras maiúsculas no verso.
• Uso de um vocabulário bíblico, litúrgico, esotérico e arcaico no sentido de revitalizá-lo.Musicalidade
A imprecisão no sentido de certos vocábulos para caracterizar o indefinível e o indizível.
Como pode-se notar em Antífona, dá-se importância às frases nominais.
Embora tenham dado importância ao verso livre, os simbolistas ainda estavam presos a poemas bem elaborados formalmente, como os parnasianos.
Características no conteúdo:
• Religiosidade, misticismo, espiritualismo,...
tracking img