Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parnasianismo

Desenvolveu-se na França, em 1850 o parnasianismo, que é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético. Existia preferência por sonetos. Os autores parnasianos faziam uma "arte pela arte", pois acreditavam que a arte devia existir por si só. Representou na poesia o espírito positivista e científico. O movimento foi considerado uma oposição ao romantismo.O nome parnasianismo deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia.
É caracterizado pela por atribuir caráter sagrado a coisas profanas, pelo respeito às regras de versificação, pelo preciosismo rítmico e vocabular, pelas rimas raras. Havia preocupação com a estética, e busca por perfeição. O emprego da linguagem figurada é reduzido, com avalorização do que é exótico e da mitologia grega e culturas clássicas.
Os temas preferidos são os fatos históricos, objetos e paisagens, os quais eram tratados com objetividade. Baseavam-se na realidade. O subjetivismo e a emoção eram deixados de lado.
A descrição visual é o forte da poesia parnasiana.
A opinião do autor não era expressa, ou seja, havia impessoalidade.

• Contexto histórico:Grandes acontecimentos históricos marcaram a geração dos parnasianos brasileiros. A abolição da escravatura (1888) coincide com a estréia literária de Olavo Bilac. No ano seguinte houve a queda do regime imperial com a Proclamação da República.
A transição do século XIX para o século XX representou para o Brasil: um período de consolidação das novas instituições republicanas; fim do regimemilitar e desenvolvimento dos governos civis; restauração das finanças; impulso ao progresso material.
Depois das agitações do início da República, o Brasil atravessou um período de paz política e de prosperidade econômica. Um ano após a proclamação da República, instalou-se a primeira Constituição e, em fins de 1891, Marechal Deodoro dissolve o Congresso e renuncia ao poder, sendo substituído pelo"Marechal de Ferro", Floriano Peixoto.

• Autores:
Os principais autores do parnasianismo franceses são Théophile Gautier , Leconte de Lisle, Théodore de Banville, José Maria de Heredia, e Sully Prudhomme.
Os principais autores parnasianos brasileiros são Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac, que configuraram a chamada tríade parnasiana. Outros grandes poetas no Brasil foramVicente de Carvalho, Machado de Assis, Luís Delfino, Bernardino Lopes, Francisca Júlia, Guimarães Passos, Carlos Magalhães de Azeredo, Goulart de Andrade, Artur Azevedo, Adelino Fontoura, Emílio de Meneses, Antônio Augusto de Lima, Luís Murat e Mário de Lima.






• Algumas obras:
“A sesta de Nero” de Olavo Bilac

"Fulge de luz banhado, esplêndido e suntuoso,
O palácio imperial depórfiro luzente
É marmor da Lacônia. O teto caprichoso
Mostra em prata incrustado, o nácar de Oriente.
Nero no trono ebúrneo estende-se indolente
Gemas em profusão no estágulo custoso
De ouro bordado vêem-se. O olhar deslumbra, ardente
Da púrpura da Trácia o brilho esplendoroso.
Formosa ancila canta. A aurilavrada lira
Em suas mãos soluça. Os ares perfumando,
Arde a mirra da Arábia emrecendente pira.
Formas quebram, dançando, escravas em coréia.
E Nero dorme e sonha, a fronte reclinando
Nos alvos seios nus da lúbrica Pompéia.”



“As Pombas...” Raimundo Correia

Vai-se a primeira pomba despertada ...
Vai-se outra mais ... mais outra ... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada ...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra,aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais...








Simbolismo

O simbolismo foi...
tracking img