Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Releia o texto da aula, sobre o Parnasianismo e o poema acima, “Musa impassível”, e responda por escrito às questões que se seguem. Envie seu texto ao seu portfólio.
1. Procure em um dicionário ouem uma enciclopédia os seguintes termos, para que você compreenda melhor o poema: sobrecenho, idílico descante, fantasma anguiforme, guerreiro de Homero, hemistíquio d’ouro, harmonia crebra.
R.sobrecenho: 1. As sobrancelhas. 2. Semblante carregado; carranca.
Idílico: 1. Que se refere a idílio. 2. Suavemente amoroso.
Descante: canto anguiforme: que tem a forma de serpente
Homero:poeta grego, a quem são atribuídas as principais epopeias da Grécia antiga: a I líada e a Odisséia;
Hemistíquio: a metade de um verso alexandrino (de doze sílabas métricas)e, por extensão, de qualquerverso.
creba: repetida
2. Que ideais poéticos o texto rejeita?
R - O texto rejeita qualquer característica romântica que venham consequentemente despertar qualquer possibilidade de paixões.3. Que ideais poéticos o texto reivindica em termos de conteúdo?
R - Os versos ilustram tal perspectiva (anti-romântica), na medida em que se pretende que nenhum gesto de dor ou de sincero lutodesfaça o puro semblante da Musa, o mesmo ocorrendo diante de situações que envolvam a possibilidade de despertar paixões, como diante de Job ou de um morto.Invocar a Musa representa, simbolicamente, opróprio fazer poético.

4. Que ideais poéticos o texto reivindica em termos de forma?
R - Com relação à forma, o texto nos traz a idéia da visão descompromissada à celebração dos processos formais dopoema., na qual a verdade da obra de arte passa a residir apenas em sua beleza. Considerando a técnica de construção do Poema, a sua forma de ser apresentada nos faz perceber a rigorosidade com amétrica, as rimas ricas, o descritivismo e preferência pelo soneto (dois quartetos e dois tercetos).
Os versos são melódicos, ou seja, baseiam-se no princípio da repetição ou retorno, que implica...
tracking img