Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO

JEAN GUILHERME PEREIRA VASCONCELOS

PARNASIANISMO

JACAREÍ

2010

ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO

PROFªS. ROSANA E MÁRCIA

APLICATIVOS INFORMATIZADOS

PARNASIANISMO

Projeto de Pesquisa sobre Parnasianismo

Trabalho de Aplicativos Informatizados

JACAREÍ

2010

Resumo

O Parnasianismo foi contemporâneo do Realismo e do Naturalismo, entre o séculoXIX e o início do século XX. Brasil e França foram os dois únicos países em que se floresceu com toda força.
Na França, o movimento surgiu em 1866, com a publicação da revista Le Parnaise Contemporain, que congregava poetas que defendiam uma poesia anti-romântica, descritiva, científica e formalista. Entre esses poetas, destacaram-se Théophile Gautier e Leconte de Lisle.
O nome Parnasianismoretoma a denominação de um monte da Grécia antiga (Monte Parnaso), onde lendariamente os poetas se isolavam do mundo para uma maior integração com os deuses através de sua poesia.
Os poetas consideravam a poesia a mais alta expressão literária da humanidade - razão pela qual o Parnasianismo ficou sendo um estilo principalmente poético, mas não tendo grandes manifestações no terreno da prosa.
NoBrasil, a luta por uma poesia de reação ao Romantismo teve lugar no final da década de 1870. Identifica-se como marco inicial a publicação do livro Fanfarras (1882), de Teófilo Dias.
Em Portugal, não chegou a constituir um programa estético organizado.

Sumário

1.Introdução..................................................................................................................04

2. Contexto Histórico....................................................................................................05

3. Característica do Parnasianismo............................................................................ 05

4. Parnasianismo no Brasil...........................................................................................07

5.Autores.......................................................................................................................07

6. Conclusão..................................................................................................................08

7. Referências................................................................................................................08

1. - Introdução

OParnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura européia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.
O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia. NaFrança, os poetas parnasianos que mais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia..

2. - Contexto Histórico

Os aspectos históricos dos quais podemos destacar: a consolidação do poder burguês, o incremento das discussões em torno de conceitos como o Liberalismo, a Democracia e a justiça social; o desenvolvimento das ciências naturais;as lutas imperiais.
Na passagem do século XIX para XX, o Brasil conheceu um razoável desenvolvimento cultural. A fundação da Academia Brasileira de Letras em 1897 aponta para um aspecto fundamental desse desenvolvimento: o prestígio social da atividade intelectual, em proporções até então jamais vistas em nosso país.
O escritor, quase sempre associado ao boêmio, vai encontrando possibilidades deprofissionalização. A imagem do escritor marginalizado vai cedendo espaço para a figura do artista plenamente integrado à sociedade de sua época: um cidadão.
O ponto positivo de tudo isso foi o amadurecimento da vida cultural brasileira. Por outro lado, para firmar como cidadão, o escritor teve a tendência de privilegiar uma prática literária ao oficialismo e ao academicismo. Representou um...
tracking img