Parnasanismo E Simbolismo

779 palavras 4 páginas
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
8ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA JOÃO SILVEIRA GUIMARÃES
LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE: KEULIANE MORAIS

Simbolismo e Parnasianismo.

São Bento-PB
2015
ESCOLA JOÃO SILVEIRA GUIMARÃES
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

TERCEIRA SERIE DO ENSINO MÉDIO, TURMA “C”
DISCENTE: DANIEL DOS SANTOS ALMEIDA

Trabalho de pesquisa realizado e apresentado a professora Keuliane Morais, docente da disciplina de Língua Portuguesa, como um dos requisitos para a obtenção do conhecimento necessário do referido assunto, com ênfase na literatura.

São Bento-PB
2015
O Simbolismo é um movimento que aprofunda e radicaliza os ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas. Ele nasceu na França, no final do século XIX, em contraposição ao Realismo e ao Naturalismo. No intenso contato com a cultura, a mentalidade, as artes e a religiosidade orientais, os artistas desta época mergulham nestes valores distintos do pensamento ocidental, mais racional, e espelham em suas criações esta outra visão de mundo.

Sem o Romantismo, com sua oposição ao uso desmedido da Razão, o Simbolismo não existiria, pois ele se apropria dos princípios românticos e os aprofunda de tal forma que nem o romântico mais contagiado pelas raízes desta Escola o faria. Os simbolistas percorrem, assim, caminhos mais ousados e irracionais, recorrendo ao uso extremo dos símbolos e do misticismo, empreendendo rumo ao inconsciente uma jornada além dos limites extremos da razão, um mergulho nos recantos mais ocultos do inconsciente.
Os simbolistas adotavam uma visão pessoal e individualista da realidade, sem se ater muito aos princípios estéticos então vigentes. Isto lhes valeu o pejorativo apelido de ‘decadentistas’. Em 1886, porém, a publicação de um importante manifesto – ‘O Século XX’, do teórico deste movimento, Jean Moréas - deu ao movimento seu nome definitivo - simbolismo. Na

Relacionados