Parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração?

Na minhaopinião, teoricamente o parlamentarismo seria o melhor para a nação... No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo e sim pelos própriosparlamentares, ou seja, seria eleito por pessoas conscientes e que não seria comprado por projetos sociais que no Brasil tem o único objetivo de fazer política!
Nopresidencialismo o mandato é quase inexpugnável...! Se o presidente é ruim, tem de aguentá-lo até o fim. Só se houver maracutaias muito grandes (mas nem assim...Basta ver os casos do mensalão e outros).Só que há um "pequeno" detalhe : os políticos brasileiro não gostam do sistema, já que coloca os seus mandatos à disposiçãodas marés políticas. O pessoal por aqui prefere um mandato ruim, mas na íntegra, que uma situação que possa remove-lo em caso de mau serviço. O pessoal nãogosta de correr riscos....
O sistema presidencialista foi inspirado no Monarquia Absolutista, onde o rei detinha plenos poderes de mando, e realmente acontece queé uma "ditadura" com tempo determinando, submetendo o legislativo aos mandos do poder Executivo. Pode não parecer ,porque temos a impressão que osparlamentares fazem o que querem e não trabalham,mas a questão é que eles deveriam editar e propor as leis mas se voce perceber bem, quem normalmente faz isso é oExecutivo, então se os impostos estão altos, se o salário está baixo, é tudo proposto pelo executivo,que devia administrar a máquina pública e não ficar editando leis.
tracking img