Parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parlamentarismo

O sistema parlamentarista ou parlamentarismo é o poder politico que é dividido e exercido no ambito de um conjunto de instituições como governo , forças armadas e funcionalismopublico onde o chefe de estado não é eleito diretamento pelo povo . Não podendo, por conseguinte exercer livremente os poderes que lhe são atribuidos pela constituição exercendo somente a pedido dogoverno devido à falta de legitimidade democratica. Podemos apontar como vantangem a sua flexibilidade e capacidade de reação a opnião pública tornando-se mais facil a solução de escândalos politicosatravés de um voto de censura e até mesmo a correspondente queda do governo e, até mesmo, a eventual dissolução do parlamento, seguida de novas eleições legislativas, sem ruptura política.
O sistemaparlamentarista distingue entre os papéis de chefe de Estado e chefe de governo, ao contrário do presidencialismo, onde os dois papéis são exercidos pela mesma pessoa. Os chefe de estado desempenhapapéis mais simbólicos, os chefe de governo trabalha efetivamente junto com o parlamento. No parlamentarismo puro, o chefe de Estado não detém poderes políticos de monta, desempenhando um papelprincipalmente cerimonial como símbolo da continuidade do Estado.
Nas repúblicas parlamentaristas, o chefe de Estado é nomeado pelo parlamento, por prazo determinado (geralmente com o título de presidente daRepública).
Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de Estado é o monarca, geralmente um cargo hereditário. Já o chefe de governo, com o título de primeiro-ministro (ou, em alguns casos, presidente dogoverno ou chanceler), efetivamente conduz os negócios do governo, em coordenação com os demais ministros membros do gabinete.
Alguns países parlamentaristas atribuem ao chefe de Estado certospoderes, como a chefia nominal das forças armadas ou a prerrogativa de dissolver o parlamento, caso este não logre formar um governo tempestivamente, convocando então novas eleições, no entanto, estes...
tracking img