Parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A Carta Magna foi um documento escrito em latim que se transformou nas bases das revoluções americana e francesa. Os ingleses não suportavam mais pagar impostos e o rei continuava a extorquir taxas da nobreza. Os nobres então se reúnem e elaboram o documento, em 1215. Nobres fizeram várias cópias da Carta Magna. Em 1215, o rei inglês João 1º (1167-1216) viu-se obrigado a assinarum documento de significação abrangente. A regência do soberano considerado teimoso e descontrolado nunca esteve sob uma boa estrela. Ele era ridicularizado pelo fato de seu pai, Henrique 2° (1133-1189), tê-lo ignorado na partilha da herança.
O Parlamentarismo estabelece a primazia do Parlamento no governo: caberia ao Parlamento, portanto, não só o poder Legislativo, mas também oExecutivo, liderado por um primeiro-ministro eleito por maioria parlamentar de seu partido. Caso seu partido perca a maioria parlamentar, o primeiro-ministro é substituído por outro parlamentar membro do partido de maior sustentação no parlamento. No Brasil, a prática parlamentarista chegou a ser estabelecida em dois períodos histórica distintos: no período imperial e no período republicano.

Atividadede Autodesenvolvimento

A magna carta foi criada para os ingleses, sendo que constituia um documento, cuja criação foi de interesse da nobreza juntamente com o clero. Sendo que foi o primeiro esboço de uma constituição escrita, instrumento de defesa contra um rei que aumentava tributos e fazia da sociedade inglesa o que queria, obrigava o pagamento de impostos abusivos por sinal, àdeclaração solene que o rei João da Inglaterra, dito João sem terra assinou, em 15 de junho de 1215, perante o alto clero e a nobreza, assegurava a liberdade ao clero que seria livres e invioláveis os seus direitos a liberdade, os burqueses e a população da Inglaterra, sendo que estabeleceria uma sociedade igual de direitos. Portanto a carta magna, foi em um primeiro instante criada para os ingleses, eapartir do seu fundamentalismo básico que tinha como base a igualdade e a liberdade, mais tarde em uma segunda etapa se tornou importante para as leis civis, sendo declarada e considerada universal, pois outras nações a exemplo da Inglaterra com a carta magma tornou-se um instrumento para criação de outras leis, que fudamentaliza os direitos humanos universais.

Atividade Colaborativa
OParlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo definido como parlamento oferece a sustentação política, ou seja, apoio direto ou indireto para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro definido como chanceler.
Avantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista, que a forma de governo atual do Brasil é que o Parlamentalismo é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas.
O parlamentarismo podese apresentar de duas formas. Na República Parlamentarista, o chefede estado, com poder de governar é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo parlamento, por tempo determinado. Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de governo é o monarca, rei, que assume de forma hereditária. Neste último caso, o chefe de estado que governa de fato é um primeiro-ministro, também chamado de chanceler.O sistema parlamentarista tem origem na Inglaterra Medieval. No final do século XIII, nobres ingleses passaram a exigir maior participação política no governo, comandado por um monarca. Em 1295, o rei Eduardo I tornou oficiais as reuniões dos representantes dos nobres. Era o berço do parlamentarismo inglês.
Como paises parlamentaristas na atualidade temos como exemplo o Canadá,...
tracking img