Parlamentarismo x presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O parlamentarismo apresenta-se como solução para as crises do presidencialismo, mas o que garante que o regime parlamentar não apresentará crises maioresainda? No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo e sim pelos próprios parlamentares. Por um lado, essa eleição seria feita por pessoasconscientes e que não seriam compradas por projetos sociais como o “Bolsa família” por exemplo que mostra-se com a intenção de erradicar a fome no Brasil, masseu único objetivo é o de fazer política! Mas por outro lado, infelizmente não podemos confiar nas pessoas que se mostram cheias de boas intenções! O“escolhido”, pode não ser o melhor para o povo, mas sim o melhor para aqueles que o escolheram. Pode haver unificação dos poderes para um só, o qual irá governar sem umtempo fixo de mandato e ainda poderá eleger seu sucessor, com apreciação do parlamento. Ou seja, quer o povo goste ou não, se for “do agrado” do parlamento,este fica por tempo indeterminado! Resumindo, eles é quem mandam e nós somos os que obedecem!

No presidencialismo, o governo é eleito pelo povo. E embora agrande maioria já ter provado, através das últimas escolhas por voto, que aceitam ser “comprados” pelos projetos sociais e outros por benefícos pessoais(afinal todos agem por interesse próprio), este regime apresenta-se de forma mais democrática e a reeleição é obtida conforme o interesse (coprado ou não) dopovo.
Então, continuemos com o presidencialismo, assim o governo finge que age pela vontade do povo e o povo finge que acredita. Ao menos não corremos o risco
tracking img