Parlamentarismo x presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acredito que para escolher entre o Presidencialismo ou Parlamentarismo é necessário instalar debates prévios, que levem em consideração o fator democrático e a atual conjuntura política do Brasil.No regime parlamentar o Primeiro-Ministro é escolhido pela maioria partidária no parlamento, e no presidencialismo o Presidente é escolhido pelo voto popular. Considerando o sistema parlamentarista, ademocracia se perde, pois o representante não foi escolhido pelo povo e o fato do Brasil ter sérios problemas com corrupção, fica suscetível a interesses unilaterais. O Gabinete também pode serdeposto a qualquer momento, o que também impossibilita a estabilidade de governo e a realização de projetos a longo prazo.
Outro fator que fere a democracia, em ambos os regimes, é a desproporção entre osestados na representatividade parlamentar, porém no Parlamentarismo este problema se agrava, porque é o partido com maior representatividade que elege o Primeiro-Ministro.
Na atual conjunturapolítica, o pluripartidarismo é característico em nosso país, já no regime parlamentar a tendência é bipartidária, isso faz com que diminua no voto popular a diversificação das idéias políticas.
OParlamentarismo não combina com senado e nem tão pouco com políticas estaduais e municipais, pois é centralizador de poder. Para se instalar tal regime seria necessário uma mudança radical na políticaexistente e ir contra a cultura do País.
O maior problema do Brasil não é a forma atual de governo, ou seja, o Presidencialismo, e sim no favorecimento, na troca de interesses e na falta de ética dospolíticos e das pessoas que detém o poder. Elas provocam a alienação política e se utilizam de ideologias para manipular a população em benefício próprio. O Parlamentarismo é um retrocesso, pois além daconcentração de poder, também facilita a atuação político-adminstrativa, sem obstrução dentro do parlamento.
BIBLIOGRÁFIA:

CAMPOS, Nelson Renato Palaia Ribeiro de – Noções essenciais de direito....
tracking img