Parlamentarismo e presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Se tivesse que escolher entre o presidencialismo e o parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios levar em consideração? Exponha seus argumentos q justifiquem sua escolha.

Osregimes de governo Presidencialista e Parlamentarista estão estabelecidos nas democracias tradicionais de tal maneira – cada país com seu sistema e devidamente adaptado a ele – Que se torna difícildefinir um conjunto de argumentos capaz de indicar a vantagem de um sobre o outro. Mesmo assim, em casos de países com alguma incerteza quando à sua escolha ( o Brasil e o presidencialismo porexemplo). A discussão precisa levar em conta as expressivas diferenças entre os regimes bem como as condições prévias necessárias para um ou outro.
Independentemente do sistema supõe-se que alegitimidade de representação popular no governo e também a competência desse governo em executar as políticas estabelecidas e administram o país são pontos básicos e prévios. Ou seja, antes de mais nada, épreciso examinar a forma como a população consegue de fazer representar no governo e o modelo de escolha das pessoas devidamente competentes para compor o poder executivo.
No caso dopresidencialismo, essa questões se apresentar de forma separada deve-se buscar o aprimoramento da legitimidade do poder legislativo, com partidos políticos que representam verdadeiramente as principaiscorrentes de pensamentos da população e num devido momento eleger um poder executivo capaz e forte de forma que se estabeleça uma relação de alto nível entre os poderes.
No caso do parlamentarismo ogoverno é exercido pelos representantes do povo na figura do gabinete de ministros indicados pelo partido vencedor das eleições. Supõe-se portanto que nesse caso o cuidado na escolha do representantesseja amplificado uma vez que não há outro ramo de poder para equilibrar as ações de governo.
Partindo desses pontos inicias deve-se,então, examinar as questões mais particulares de cada regime e...
tracking img