Parlamentarismo e presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comparação entre Presidencialismo e Parlamentarismo

Nem o parlamentarismo se explica através da mera existência do Parlamento, nem o presidencialismo se define pela presençaapenas de um Presidente da República, pois regimes há com Parlamento, sem parlamentarismo e com Presidente da República, sem presidencialismo.

Tanto o presidencialismo comoo parlamentarismo, como diz o livro de Ciências Políticas 18º do autor Paulo Bonavides, são métodos, processos ou técnicas da democracia representativa. Não chegam a ser formasde estado, remiges políticos, instituições ideológicas. A forma de governo consiste em determinar atribuições de poderes e fixar ou disciplinar as relações dos poderes entresi.

Não são tanto formas de investidura do poder quanto de formas de exercício do poder. Não há nenhuma distinção que estabelecer entre presidencialismo e Parlamentarismo,pois ambos seguem o mesmo rumo, conhecem o mesmo instituto, a forma de votar são as mesmas, as formas de se eleger como pessoa moralmente livre e responsável, emboraconstitucionalmente irresponsável, se elege mediante sufrágio direto, seu prestígio aumenta, sua autoridade se reforça e os termos do equilíbrio e igualdade entre os dois poderes ficam melhorresguardados.
Um tem o poder concentrado no presidente, o outro no parlamento. Enquanto no presidencialismo a figura que toma as rédeas e se torna responsável pelo que exerceé o presidente, no Parlamentarista, quem toma as rédeas e se torna responsável por tudo é o Parlamento constituído pelo executivo e legislativo.
No caso do Presidencialismo,se houver falta de responsabilidade no exercício o ser Presidente cai, no caso do parlamentarismo, se houver falta de responsabilidade no exercício o chefe do poder executivo cai.
tracking img