Parlamentarismo 2018

Páginas: 4 (842 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
PARLAMENTARISMO

Parlamento, assembléia legislativa ou deliberativa. Seu significado inicial designava um lugar no qual se falava. O nome deriva do verbo francês parler (falar). Na prática, falar éapenas uma das funções que, atualmente, não está entre as mais importantes. Variam também os termos referentes a um parlamento: congresso, corpo legislativo e assembléia são os mais comuns.Acredita-se que o parlamento mais antigo da atualidade seja o Althing, na Islândia, mas uma interrupção no seu funcionamento no século XIX faz crer que o que funciona há mais tempo sem interrupção é oTynwald, da ilha de Man. Entre os mais antigos, estão o Parlamento britânico, que provavelmente é o mais influente no desenvolvimento das tradições do Estado parlamentar.
Os parlamentos modernos desenvolvemdiversas funções. Além da idéia inicial dos debates, eles se dedicam à redação de leis, ao controle do orçamento, representam de alguma forma a população do país e influenciam na composição dogoverno. Muitos sistemas parlamentares são constituídos mediante eleições legislativas.

Parlamento britânico, corpo legislativo supremo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Do ponto devista técnico, é formado pela Coroa, pela Câmara dos Lordes e pela Câmara dos Comuns, mas na prática é controlado apenas pelas duas últimas casas. Atualmente, o seu corpo principal é a Câmara dos Comuns,cujos membros são os únicos tidos como parlamentares. Às vezes chamado de Mãe dos Parlamentos, serviu de modelo para muitos outros países.

HISTÓRIA  
O Parlamento é uma das instituições britânicasmais antigas e respeitadas. Seu nome deriva da palavra francesa parler (falar) que denominava as reuniões do conselho do rei inglês em meados do século XIII. Seu antecessor mais direto foi o conselhofeudal do monarca, a curia regis, antes do qual existia o witan anglo-saxão ou o witenagemot, que era um mecanismo desenvolvido pelos reis medievais com a finalidade de ajudá-los a governar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo
  • Parlamentarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!