Parkour

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

Observação da organização de uma célula eucarionte



[pic]



Disciplina: Biologia e Geologia

Data de realização: 02-02-2012

Data de entrega: 15-02-2012





Trabalho realizado por: Miguel Ângelo nº18

Turma: 10º A

Turno: 1









Índice



Capa…………………………………………………………………………………..1

Índice………………………………………………………………………………….2Introdução………………………………………………………………………..3,4,5

Material……………………………………………………………………………….5

Procedimento……………………………………………………………………….6

Registo dos resultados………………………………………………………….7,8

Interpretação dos resultados……………………………………………..8,9

Conclusão……………………………………………………………………………..9

Bibliografia……………………………………………………………………………10















Introdução

Neste relatório, realizado no âmbito da disciplina deBiologia e Geologia, tenciona-se abordar o trabalho prático efectuado na aula experimental de biologia, no qual se observou células do tecido não clorofilino da epiderme das túnicas do bolbo da cebola e células do epitélio bucal através do microscópio óptico.

Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresentatúnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objecto de observação microscópica. Classificação científica da cebola: reino – plantae;divisão – magnoliophyta; classe - liliopsida; ordem – asparagales; família – alliaceae; género – allium e espécie – allium cepa.

A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Existem dois tipos de células: as célulaseucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática e por apresentarem estruturas membranares. As células eucarióticas dividem-se em duascategorias: as células eucarióticas animais e as células eucarióticas vegetais. As células eucarióticas vegetais possuem organelos únicos como o vacúolo central, cloroplasto e parede celular, já as células eucarióticas animais possuem lisossoma e centríolo, que as células eucarióticas vegetais não possuem.

Um dos tecidos animais mais simples de obter e de fácil observação é o tecido que reveste amucosa bucal, designado por epitélio bucal. Este é formado por células arredondadas ou alongadas, por vezes apresentam os bordos dobrados devido ao facto de não possuírem uma parede celular rígida como as células vegetais. Com a técnica utilizada foi possível observar a membrana plasmática, estrutura responsável pela separação física do meio intracelular em relação ao meio extracelular, ocitoplasma, cuja substância fundamental é o hialoplasma, e o núcleo, que é responsável pelo controlo celular.

O vermelho neutro é um corante que, usado em baixa concentração, penetra na célula sem a matar (corante vital), realçando assim o vacúolo, corando-o de vermelho. Pelo contrário, o azul metileno é um corante básico que actua preferencialmente sobre o núcleo, corando-o de azul. O soluto de Lugolpor sua vez evidência a parede celular, no entanto, também evidência bastante bem o núcleo da célula. Os corantes por seu lado, possuem também técnicas de aplicação, sendo uma delas a técnica de irrigação. Esta técnica consiste na aplicação de uma gota de corante num dos bordos da lamela, e no lado oposto da lamela, colocando-se uma tira de papel de filtro, cujo efeito de...
tracking img