Parkinson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição:

A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete os idosos. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou mesencéfalo), onde existe os neuronios dopaninergicos que se sintetizam em dopaminas. Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuiçãonessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.


Etiologia:

Sabe-se que os sintomas dapatologia devem-se à degeneração dos neurônios da substância negra, no entanto, na maioria das vezes, é desconhecido o motivo que leva a essa degeneração.
A DP é apenas uma das formas, embora a mais freqüente, de parkinsonismo. O termo parkinsonismo refere-se a um grupo de doenças que apresentam em comum os mesmos sintomas, associados ou não a outras manifestações neurológicas. A DP é tambémchamada de parkinsonismo primário ou idiopático porque é uma doença para a qual nenhuma causa conhecida foi identificada. Por outro lado, diz-se que um parkinsonismo é secundário quando uma causa pode ser identificada ou quando está associada a outras doenças degenerativas. O fator genético exerce influência, mas em números, é pouco representativo neste mal.
Os fatores que podem desencadear a síndromeparkinsoniana ou parkinsonismo, são:
• Uso exagerado e contínuo de medicamentos. Um exemplo de substância que pode causar parkinsonismo é a cinarizina, usada freqüentemente para aliviar tonturas e melhorar a memória, a qual pode bloquear o receptor que permite a eficácia da dopamina.
• Trauma craniano repetitivo.
• Isquemia cerebral. Quando a artéria que leva sangue à região do cérebroresponsável pela produção de dopamina entope, as células param de funcionar.
• Freqüentar ambientes tóxicos, como indústrias de manganês (de baterias por exemplo), de derivados de petróleo e de inseticidas.

Fisiopatologia:
Obs: A substância negra mesencefálica é chamada assim porque os neurônios localizados no mesencéfalo que a constituem contêm o pigmento escuro melanina, o qual é produzidojuntamente com a dopamina. Dessa forma, em um corte do cérebro, esta região se apresentará como uma mancha escura. A substância negra está conectada através de sinapses, com outro grupo de neurônios que constituem os gânglios da base.
s sinais e sintomas do parkinsonismo é conseqüência de uma perturbação da função de duas regiões dos núcleos da base: a substância negra e o corpo estriado (núcleo caudadoe putâmem). Praticamente toda a dopamina do cérebro humano está contida nessas massas nucleares centrais da substância cinzenta. Esta substância química é uma das aminas neurotransmissoras que transmitem impulsos de um neurônio para o próximo, através da sinapse.

Esta patologia consiste em uma diminuição das reservas de dopamina (principal neurotransmissor da via nigrostrial) da substâncianegra com uma conseqüente despigmentação desta estrutura e presença de corpos de Lewy.

Atualmente, teoriza-se que esta patologia é uma aceleração normal do processo de envelhecimento. Uma vez que no processo normal há uma perda de cerca de 50% dos neurônios da substância negra, por volta dos 60 anos, e os sintomas da patologia começam a surgir quando ocorre a redução de 70% destes neurônios.Sintomas:

A progressão dos sintomas é usualmente lenta mas a velocidade com que essa progressão se desenvolve é bastante variável em cada caso. Os primeiros sintomas da DP têm início de modo quase imperceptível e progridem lentamente o que faz com que o próprio paciente ou seus familiares não consigam identificar o início preciso das primeiras manifestações. O primeiro sinal pode ser uma...
tracking img