Parkinson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARKINSON

INTRODUÇÃO:
Nosso cérebro não é responsável apenas pelos nossos pensamentos e raciocínios, e sim por todo o movimento que fazemos, nasce de uma ordem vinda do SNC, que por neurotransmissores chagam ao destino final, os músculos.
Um grupo de células cerebrais, os neurônios dopaminérgicos, são responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que age no controle dosmovimentos finos coordenados.

A Doença de Parkinson ou Mal de Parkinson, foi descrita pelo neurologista Inglês James Parkinson, em 1817, quando foi denominada de ‘paralisia agitante’ equivalente em latim – paralysis agitans. É avaliada em 150 casos/100.000 habitantes, o que torna a doença neurodegenerativa mais frequente depois da doença de Alzheimer.
ETIOLOGIA
Doença degenerativa, crônica eprogressiva que tende a afetar pessoas mais idosas. Seus sintomas surgem quando cerca de 80% dos neurônios encontram-se destruídos, ocorrendo assim, uma desordem do movimento devido a disfunção destes neurônios secretores de dopamina. A perda destes neurônios do SNC ocorre em uma região conhecida como substância negra (chamada assim porque os neurônios localizados no mesencéfalo que a constituemcontêm o pigmento escuro melanina, o qual é produzido juntamente com a dopamina, a despigmentação da substância negra é visível macroscopicamente), cuja sua diminuição nesta área provoca sintomas principalmente motores. Lembrando que, no cérebro, ao contrario do restante do organismo, as células não se renovam, por isso nada há de fazer diante da morte de células produtoras de dopamina.
A DP não é umadoença fatal mas fragiliza e predispõe o doente a outras patologias, como por exemplo a pneumonia de aspiração (o fraco controle muscular leva a deglutição para os pulmões) e outras infecções devido a mobilidade, nem contagiosa, ao contrario do que se imagina a memória e a inteligência dos indivíduos com Parkinson, não são comprometidas.

AS CAUSAS
Doença para qual nenhuma causa conhecidafoi identificada, mas existem fatores que podem desencadear a DP. São eles:
* Idade – embora seja mais comum em idosos, iniciando ao redor dos 60 anos, também pode aparecer em jovens;
* Genética – um defeito no cromossomo de numero 4, tem sido recentemente apontado como uma das causas em alguns casos;
* Medicamentos - Uso exagerado e continuo de medicamentos psiquiátricos;
* TraumaCraniano Repetitivo – o grande exemplo são os lutadores de boxe, devido as pancadas na cabeça;
* Isquemia Cerebral – é quando a artéria que leva sangue a região do cérebro, responsável pela produção de dopamina entope, as células param de funcionar;
* Frequentar ambientes tóxicos - como as industrias de manganês, derivados de petróleo e inseticidas;
* Contato com agrotóxicos – certassubstâncias químicas podem causas lesões neurológicas;
* Deficiência de vitamina D – a principal fonte da absorção da vitamina D é a luz do sol, no entanto com o passar dos anos, o processar dessa vitamina diminui com o envelhecimento;
* Falta da prática de exercícios.

OS SINTOMAS DA DOENÇA DE PARKINSON
Os primeiros sintomas de DP tem início de modo quase impercebível e progridemlentamente, o que faz com que o próprio paciente ou seus familiares não consigam identificar o início preciso das primeiras manifestações. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, algumas podem apresentar sintomas graves, enquanto outras apresentam apenas alguns sintomas leves. No início estes sintomas podem afetar apenas um lado do corpo, mais tarde frequentemente ambos os lados afetados.
Ossinais e sintomas do Parkinson podem ser divididos em duas categorias, são elas:

SINTOMAS MOTORES

- TREMORES: Ocorre principalmente quando o paciente encontra-se em repouso, melhorando quando movimenta o membro e para durante o sono, este tremor em repouso é o sintoma inicial em 70% dos casos;
- BRADICINEIA: Significa movimentos lentificados, sendo assim, o sintoma mais incapacintente do...
tracking img