Paredes sistema dry wall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Thiago Borges Torquato

PAREDES SISTEMA ´´DRY WALL``

Palmas
Setembro de 2012

Thiago Borges Torquato


Paredes Sistema ´´Dry Wall``.
.

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Tecnologia da Costrução I do curso de Engenharia Civil sob a orientação do Professor Miguel.

Palmas
Setembro de 2012
SUMÁRIO

Sumário_______________________________________3
1 introdução ____________________________________4
2 Controle de Qualidade____________________________4
3 Objetivos______________________________________4
4 Paredes Dry Wall x Parede de Tijolo Normal___________5
5 Vantagens e Desvantagens do Sistema Dry Wall_______5
6 conclusão______________________________________6
7 referênciabibliográfica____________________________6

1 introdução
Drywall é uma expressão em inglês que significa “parede seca”, ou seja, que não necessita de argamassa para sua construção, como ocorre com a alvenaria. A parede Drywall é composta por uma estrutura rígida formada por perfis de aço, nos quais são parafusadas as chapas de gesso especiais para esse sistema.
A parede construída com chapas de Drywall é oca, e por seuinterior passam as instalações que compõem a infra-estrutura de funcionamento do ambiente, como a fiação elétrica, sistemas hidráulicos, de telefonia e outras. Além disso, as chapas de Drywall servem para dividir ambientes internos e são amplamente utilizadas como forro e revestimento.

Quando você pensa em parede, certamente logo vem à mente uma superfície robusta, rígida eresistente, feita de tijolos ou blocos, assentados com massa de cimento, conhecida como alvenaria. No entanto, nos novos empreendimentos imobiliários é comum encontrar paredes de drywall, um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. Bastante adotado no exterior, o sistema chegou há 20 anos ao Brasil,e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional.

2 CONTROLE DE QUALIDADE

Para atender as exigências das normas de desempenho, incluindo resistência a fogo, o sistema drywall foi testado e ensaiado em laboratórios competentes, como o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT). Além disso, antes de virar a parede decasa, ele ainda passa por um rígido controle de qualidade, para garantir medidas precisas e acabamentos perfeitos. O que não acontece com a parede convencional, cujo sucesso depende não só da qualidade dos elementos utilizados, mas também da habilidade da mão de obra.

3 OBJETIVOS
Necessidade de aumentar a produtividade, diminuir desperdícios, melhorar a qualidade e reduzir custos.
-Fazermelhor, com qualidade, produzir de forma racional e buscar inovação.
-Ter ambientes mais adequados, reduzir e ou eliminar interferências entre subsistemas( executar independente das instalações).
-Focar mais na aquisição de sistemas e menos na compra de insumos.

4 PAREDES DRY WALL X PAREDE DE TIJOLO NORMAL

“O sistema Dry Wall é menos resistente a impactos que a alvenaria, mas atendeas normas técnicas”, afirma o engenheiro Carlos Alberto de Luca, conselheiro técnico da Associação Drywall. Ou seja, ele atende a quesitos de desempenho quanto a peso, impacto, resistência a fogo e a isolamento acústico estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entretanto, se uma pessoa com mais de 40 quilos se jogar contra a parede, ou se uma prateleira for sobrecarregadacom mais de 20 quilos, por exemplo, ocorrerão danos ao sistema. Para suportar prateleiras, quadros, portas, entre outros, é preciso que se usem os acessórios apropriados, sempre colocados por um profissional capacitado.  Também podem ser instalados reforços para que a parede receba cargas pesadas, como armários e bancadas de cozinha.
O drywall também é menos rígido que a parede...
tracking img