Parede corta fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PREFÁCIO


A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (CB) e de Normalização Setorial (ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades,laboratórios e outros).
Os projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos CB e ONS, circulam para Votação Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados.


















































PORTA CORTA FOGO


OBJETIVO

Esta norma fixa as condições exigíveis de construção, instalação efuncionamento de porta corta fogo do tipo de abrir com eixo vertical, para saída de emergência.
As portas corta-fogo para saídas de emergências são indicadas para instalação nos seguintes locais, conforme recomendações constantes em “Recomendações de utilização”:


a) Antecâmaras e escadas de edifícios;
b) Entrada de escritórios e apartamentos;
c) Áreas de refúgio;
d)Paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais e compartimentos de áreas, desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal;
e) Locais de acesso restrito, que se comunicam diretamente com rotas de fuga;
f) Acesso às passarelas e intercomunicação entre edifícios;
g) Portas em corredores integrantes de rotas de fuga;
h) Acesso a recintos demedição, proteção e transformação de energia elétrica.




























DEFINIÇÕES


Porta corta-fogo para saída de emergência


Porta do tipo de abrir com eixo vertical, constituída por folha(s), batente ou marco, ferragens e, eventualmente, mata-juntas e bandeira, que atende as características desta Norma, impedindo ou retardando apropagação do fogo, calor e gases, de um ambiente para o outro.


Resistência ao fogo


Propriedade da porta corta-fogo, de suportar o fogo e proteger ambientes contíguos durante sua ação caracterizada pela capacidade de confinar o fogo (estanqueidade, gases quentes e isolamento térmico) e de manter a estabilidade ou resistência mecânica, por determinado período. Esta propriedade édeterminada mediante ensaio realizado conforme a NBR 6479 que são:


• Resistência mecânico ao fogo: Característica da porta corta-fogo de manter a estabilidade estrutural, sob ação do fogo.
• Isolação térmica: Característica da porta corta fogo de resistência em relação à transmissão de calor e condutibilidade sob ação dos efeitos de incêndio.
• Estanqueidade:Característica da porta corta fogo de vedação das chamas e aos gases quentes.
• Vedação das chamas: Característica de impedir a passagem de chamas.
• Vedação aos gases quentes: Característica de impedir a passagem de gases quentes.
• Prova de fumaça: Característica adicional da porta corta-fogo de impedir a passagem de gases ou fumaças em temperaturas ambientaisnormais.
• Dispositivo de fechamento automático: Equipamento mecânico, hidráulico ou pneumático, que propicia o fechamento da(s) folhas(s) da porta, sem intervenção humana, a partir de qualquer ângulo de abertura, e o trancamento a partir de aberturas com frestas superiores a 250 mm.
• Selecionador de fechamento: Dispositivo destinado a selecionar a ordem de fechamento dasfolhas de uma porta de suas folhas, evitando sobreposição incorreta das folhas.
• Dispositivo de regulagem de tempo de fechamento: Equipamento mecânico, hidráulico ou pneumático, destinado a regular o tempo de fechamento da porta.
• Modelo da porta: Conjunto de características próprias, referentes aos materiais e componentes, número de folhas, existência ou não de bandeiras,...
tracking img