Parede celular bacteriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parede celular bacteriana

Introdução
As propriedades químicas e estruturais peculiares da parede celular fizeram dela um alvo atraente e proeminente da quimioterapia antibacteriana. Entretanto, o aparecimento e a disseminação da resistência a antibióticos complicam cada vez mais o uso clínico de inibidores da síntese da parede celular. (Golan, et al. 2009)
Estrutura química da parede celularbacteriana
A parede celular das bactérias é uma rede tridimensional de polímeros de açúcares, com ligação cruzada peptídica, que circunda a célula no lado externo de sua membrana citoplasmática. Na sua estrutura química, a parede celular também é conhecida como peptidoglicano, um termo derivado de sua composição constituída de peptídios e açúcares, ou como mureína, do latim murus, quesignifica “parede”. A parede celular constitui uma característica de quase todas as bactérias clinicamente importantes. As principais exceções são o Mycoplasma pneumoniae, que pode causar pneumonia atípica, e a forma intracelular (ou “corpúsculo reticulado”) de Chlamydia trachomatis , que pode provocar doença sexualmente transmitida. (Golan, et al. 2009)
Segundo Trabulsi et al (1999), opeptídioglicano ou mureína trata-se de uma macromolécula formada por um arcabouço composto por uma alternância de N-acetil-glicosamina (NAG) e ácido N-acetilmurâmico (NAM). A este ultimo encontram-se ligadas, covalentemente, cadeias laterais de tetrapeptídios (CLT). Pontes de pentaglicina (Gly5) fazem a ligação inter-cadeias (bactérias Gram +) ou ligação peptídica cruzada (Gram -), o que garante a totalrigidez da parede celular bacteriana. A forma da célula é determinada pelo comprimento das cadeias do peptidioglicano e pela quantidade de interligações existentes entre estas cadeias.
As bactérias são convencionalmente divididas em dois grupos — as bactérias Gram-positivas e as bactérias Gram-negativas — com base na sua capacidade relativa de reter a cor púrpura do componente violeta de genciana dacoloração de Gram após lavagem com um solvente orgânico, como a acetona. As bactérias Gram-positivas retêm o corante e adquirem uma cor púrpura, enquanto as bactérias Gram-negativas. (Golan, et al. 2009)
As paredes de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas apresentam diferenças marcantes. Bactérias Gram-negativas possuem uma parede composta de varias camadas que diferem na sua composiçãoquímica e, consequentemente, é mais complexa que a parede das Gram-positivas que, apesar de mais espessa, apresenta predominantemente um único tipo de macromolécula. ( Trabulsi et al, 1999)

Componentescaracterísticos da parede das bactérias Gram-positivas
A parede celular dos microorganismos Gram-positivos é uma estrutura simples, de 15-50 nm de espessura. Consiste em cerca de 50% depeptidioglicano. (Rang et al, 2004)
Segundo Murray (2006), a parede celular das bactérias Gram-positivas pode conter também outros compostos tais como os ácidos teicóicos , lipotecóicos e complexos polissacarídeos. Ainda segundo o autor, os ácidos teicóicos são polímeros aniônicos de fosfatos de piliol, solúveis em água e ligados covalentemente ao peptidioglicano constituindo um importante fator devirulencia. Os ácidos lipoteicóicos tem um ácido graxo e estão ancorados na membrana citoplasmática. Estas moléculas são antígenos comuns de superfície que distinguem os sorotipos bacterianos e promovem a agregação de outras bactérias e a receptores específicos nas superfícies celulares de mamíferos (aderência).
Segundo Golan et al. (2009), os ácidos lipoteicóicos no folheto externo da membranacitoplasmática intercalam-se através da parede celular para a superfície externa das bactérias Gram-positivas. As cadeias laterais hidrofílicas dessas moléculas estão envolvidas na aderência, alimentação e evasão das bactérias do sistema imunológico do hospedeiro.

Componentes característicos da parede das bactérias Gram-negativas
A parede celular dos microrganismos Gram-negativos é muito mais...
tracking img