Parecer financeiro cerealista do nordeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UPE – Universidade de Pernambuco
FCAP – Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco

CEREALISTA DO NORDESTE S.A.
Parecer da empresa mediante a análise das demonstrações financeiras.

Alunos: Bruno de Melo Cavalcanti
Professor: Jesus Miguel
Disciplina: Administração Financeira I
Turma: 5º Período – Manhã

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O parecer refere-se à análise das condiçõesfinanceiras da empresa Cerealista do Nordeste S.A. num período fixo de sete anos, datados do exercício social de 2001 até o exercício social de 2007, utilizando-se das principais demonstrações financeiras: o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. As demonstrações tidas como objeto da análise trazem consigo vários elementos que constituem fatos na existência da empresa e quemerecem uma observação detalhada a fim de alcançar seus objetivos e almejar melhores resultados no mercado.

Pelo uso de índices nas demonstrações, é possível avaliar a tendência de crescimento ou decrescimento ao passar dos anos, assim como a participação de um determinado fato no total de receitas ou gastos da empresa. Pode-se também aferir o lucro e sua relação direta com cada elementonecessário para a execução do trabalho. No geral, os índices têm como finalidade o controle do bom estado competitivo da empresa, moderando cada custo, despesa ou investimento, elaborando uma política de preços a partir dos gastos e estimando seu retorno após todo o esforço demandado.

2. OBSERVAÇÕES

Dentre os diversos fatos presenciados na análise das demonstrações financeiras, alguns tiveramresultados visivelmente mais representativos, sendo necessária uma avaliação minuciosa de cada um deles.

2.1 Estoques x Fornecedores

A figura 1 mostra a tabela com a taxa de crescimento real de um ano para o outro dos Estoques, onde se pode observar um crescimento em seus valores desde 2001 até 2007, atingindo o seu pico de 2004 a 2005 com um aumento real de 40,64%. Contudo, a tendência decrescimento nos últimos anos tem ficado cada vez menor decrescendo no ano seguinte para 18,88% e alcançando seu ponto crítico no ano de 2007, com um aumento de apenas 2,43% com relação ao ano anterior. Pode-se concluir que embora o estoque esteja aumentando, há uma visível intenção de reduzi-lo de forma a seguir com o nível de vendas e melhorar a lucratividade.

[pic] Figura 1 – Taxa Real de Crescimento– Estoques.

A figura 2 representa a tabela com a taxa de crescimento real dos Fornecedores, ou seja, mostra o valor de obrigações para com os Fornecedores que a empresa possui. Por se tratar de uma conta do Passivo Circulante, a análise mostra-se contrária à dos Estoques, pois neste caso um alto valor simboliza mais obrigações e não se julga uma medida apropriada a uma empresa ter maisobrigações que bens e direitos circulantes. A tabela mostra um crescimento nos valores de Fornecedores assim como nos Estoques, tendo seu maior aumento de 2001 para 2002, com 26,92%. Entretanto, após este momento começou-se uma redução irregular atingindo seu pico no último ano, com uma margem de 9,01%. A distribuição dos valores de fornecedores mostra-se normal, sem grandes aumentos e com uma tendência areduzi-los indo de encontro à situação observada nos Estoques.

[pic]
Figura 2 – Taxa Real de Crescimento – Fornecedores.

Estoques e Fornecedores, assim como foi visto nas tabelas anteriores, possuem uma tendência similar, o que pode ser facilmente entendido ao pensar na relação entre ambos. Os Estoques são compostos por materiais acabados ou em produção, assim como refletem também o valorde outros tipos de materiais necessários no cotidiano da empresa como materiais de limpeza. Enquanto isso, os Fornecedores representam os valores acordados para pagamento pela obtenção desses materiais, ou seja, a alteração nos Estoques leva a uma alteração nos Fornecedores. Isso pode ser visto na tabela da figura 3, onde coloca a participação de cada conta no subconjunto correspondente,...
tracking img