Parecer descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 76 (18802 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação Infatil para a Criança Surda de 4 a 6 Anos (Pré - Escolar)
Apresentação Objetivos Informações Iniciais Alternativas de Aprendizagem do Professor 1. Introdução 2. Adaptações Curriculares para os Alunos Surdos 3. Complementação Curricular Específica para Portadores de Deficiência Auditiva 4. O Fazer Padagógico 5. Sugestões de Programação para a Pré-Escola
Sugestões para sua AtuaçãoBibliografia Avaliação de Aprendizagemdo Professor Chave de Correção da Avaliação

Apresentação
Este material, destinado a professores de Educação Infantil para a criança surda de 4 a 6 anos (Pré-Escola) que trata das semelhanças com o fazer pedagógico realizado com qualquer outra criança, mas também trata das adaptações e complementações curriculares específicas para os portadores de deficiênciaauditiva.

Objetivos
Objetivo Geral:

Oferecer subsídios aos professores envolvidos no processo ensinoaprendizagem de crianças na faixa etária de 4 (quatro) a 6 (seis) anos, orientando-os para o atendimento às portadoras de deficiência auditiva. Objetivos Específicos: O professor deverá ser capaz de:
• desenvolver com crianças surdas, uma proposta curricular baseada no desenvolvimentoinfantil, à semelhança da programação do Ensi-no Regular;

Apoio: www.surdo.org.br

• •

realizar as adaptações curriculares que julgar pertinentes a seus alunos surdos; conhecer e desenvolver atividades de complementação curricular específica.

Informações Iniciais
1. Leia os objetivos específicos do fascículo; 2. Estude os textos do fascículo; 3. Teste seus conhecimentos, respondendo aavaliação proposta; 4. Confira suas respostas com as da chave de correção do final do fascículo; 5. Se for aprovado, passe para o fascículo seguinte; 6. Se não conseguir aprovação, reestude o texto; 7. Responda novamente a avaliação. Se não conseguir aprovação, consulte o professor aplicador do módulo.

Apoio: www.surdo.org.br

1. Introdução
A Educação Infantil deve ser oferecida a qualquercriança, surda ou não, em complementação à ação da família, para proporcionar condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade. A Educação Infantil enfatiza as interações intelectuais com o meio, as quaispermitem a edificação / construção evolutiva das estruturas lógicas do pensamento, como apregoam Piaget, Wallon, Vigostsky e outros.

A prática pedagógica incentiva atividades lúdicas que estimulam a criança à ação, à descoberta e à participação ativa no seu ambiente físico e social. O currículo educacional sugerido destina-se ao desenvolvimento global da criança, surda ou não, sendo seusconteúdos e atividades inspirados nas teorias do desenvolvimento e da aprendizagem infantil. O currículo da Educação Infantil deve levar em conta, em sua concepção e administração, o grau de desenvolvimento da criança, a diversidade social e cultural das populações infantis e os conhecimentos que se pretendam universalizar. A proposta curricular consta de conteúdos específicos, organizados por áreas deestudo. São elas:
I - Área Psicomotora II - Área Cognitiva III - Área Expressiva IV - Área Emocional (Afetiva), Moral, Religiosa, Social) Essas áreas são desenvolvidas, portanto, de conformidade com a proposta curricular do ensino regular que, aplicada à criança surda, deve ser enriquecida com a complementação curricular específica.

A complementação curricular específica é uma parte daadaptação curricular e realiza-se por meio da educação pelo movimento e, principalmente, pelo do desenvolvimento da Linguagem, cujo conteúdo visa somente ao aprendizado da Língua Portuguesa ou, então, à aquisição da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa, conforme o quadro demonstrativo que se segue:
LINGUAGEM

1. Para a aquisição da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS .. “conversação”...
tracking img