Parecer descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto da turma: “Encanto da Mamãe”.

1. Introdução/Justificativa

“Dessa forma, o ensino da música – e também, em muitos casos, sua ausência – tem um papel exemplar, por revelar que, onde a escola desiste, abandona o terreno, as disparidades de desempenho são terrivelmente mais violentas; é então que se sente necessidade de justificá-las com base num substrato natural. (...) Um ensinorenovado da música em toda a duração e em todos os tipos de escola tornar-se-ia, ao contrário, exemplar, estabelecendo que todos são capazes de sentir uma emoção artística e ter uma prática artística, mesmo se, como nas outras matérias, diferentes indivíduos progridam por caminhos diferentes.”
Georges Snyders

Somos conhecedores que a função da educação escolar no ensino regular possui como eixocentral o de contribuir na formação da cidadania. Ou seja, o papel da educação é duplo: ela é disseminadora de uma consciência cidadã e concomitantemente instrumento de consolidação de uma verdadeira cidadania, como por exemplo, cumprir o papel principalmente de garantir oportunidades iguais a todos. Reconhecemos então, que a escola não deve apenas somente se preocupar com informações parapreparação profissional, mas, sobretudo, promover uma boa formação para a cidadania.
O projeto que estarei desenvolvendo na Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, município de Maracajá, com estudantes do Pré I Vespertino, intitulado “Dó, Ré, Mi... Me faz cantar e aprender”, tem o objetivo de compreender a importância da música na aprendizagem escolar.
Sendo assim, salientamos que para darsequência a essa forma de trabalhar, nesse ano (2012), o Departamento de Educação, Cultura e Esportes apresentou algumas propostas de temas às escolas, porém, deu liberdade para que as mesmas escolhessem o tema conforme a extensão de seu próprio projeto de vida. Assim, na E.E.B.M. 12 de Maio os profissionais da educação escolheram como tema, “Dó, Re, Mi, me faz cantar e aprender...”, cujo objetivo geralé trabalhar a música no ambiente escolar.

2. Música e possibilidades para a aprendizagem na escola

Como se sabe, a música vem desempenhando, ao longo da história, importante papel no desenvolvimento do ser humano, seja no campo religioso, seja no moral e no social, contribuindo de forma geral, para a aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício de cidadania.
De acordo comAlícia Maria Almeida Loureiro em seu trabalho de mestrado intitulado “O Ensino da música na escola fundamental: um estudo exploratório”
A palavra música vem do grego – “Mousikê” – e designava, juntamente com a poesia e a dança, a “Arte das Musas”. O ritmo, denominador comum das três artes, fundia-as numa só. Como nas demais civilizações antigas, os gregos atribuíam aos deuses sua música,definida como uma criação e expressão integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
Cada cultura possui suas músicas, seu estilo, suas abordagens e concepções musicais. A música pode ser erudita, tradicional, popular ou experimental e é essa diversidade que estabelece um compromisso entre o músico e seu público. Por meio da música é possível transmitir não somente palavras, mas tambémsentimentos, ideias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.
Diante essa situação, cumpre colocar que a música possibilita o desenvolvimento intelectual e a interação dos estudantes no ambiente social, obviamente se for utilizada enquanto um instrumento de ensino de forma planejada.
A música como alternativa didática aguça o interesse do estudante, que muitasvezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da música é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino-aprendizagem.
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é resultado da atividade do ser humano a partir da relação com o seu meio. E, por meio de...
tracking img