Parecer de auditores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- PROBLEMA
O padrão recomendado pelas normas de auditoria esta sendo observado em relação ao uso dos parágrafos de “Ênfase” e “Ressalva” nos pareceres emitidos da amostra? Informações relevantes para o acionista e investidores estão sendo divulgadas no parecer?
2- OBJETIVO
A pesquisa é de natureza descritiva porque se propõem a investigar e descrever características do conteúdo dos pareceresdos auditores e os fenômenos em comum entre as companhias em relação ao universo do conteúdo qualitativo do parecer da auditoria independente.
3- TEMA
O tema do artigo refere-se ao cumprimento das exigências normativas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, órgão competente máximo que regula as atividades da categoria contábil, para o trabalho executado pela auditoria independentee do relatório final do seu trabalho.
4- PRINCIPAIS CONCEITOS ESTUDADOS
4.1- Parecer de auditoria: os elementos básicos do relatório e do conteúdo informativo são: O titulo, sob a denominação de “Parecer dos Auditores Independentes” ou “Parecer do Auditor independente” e o segundo elemento básico do parecer é o destinatário, já o paragrafo introdutório identifica a natureza do serviçorealizado, no entanto o paragrafo inicial tem como principal objetivo distinguir as responsabilidades da administração e as do auditor.
4.2- Expressões técnicas no parecer: a expressão “praticas contábeis adotadas no Brasil” foi estabelecida pela Resolução CFC n° 953/03, em substituição, no paragrafo de opinião, à expressão “com os Princípios Fundamentais da Contabilidade”.
4.3- Estrutura do parecer: aestrutura básica do parecer de auditoria é composta por três parágrafos exigidos na norma das quais se cita:
a) Responsabilidades da administração, dos auditores e a definição do objeto de trabalho, as Demonstrações Contábeis;
b) Extensão do trabalho do auditor;
c) Opinião do auditor a respeito das Demonstrações Contábeis;
4.4- Tipos de parecer: a seguir são apresentadas as formas padronizadasde parecer segundo as normas emitidas pelo CFC que regulamentam as matérias baseadas nas resoluções 700/1991, 830/1998, 1203/2009 e da resolução que revoga todas as anteriores 1203/2009 para exercícios iniciados em 1° de janeiro de 2010
4.4.1- Parecer sem ressalva: é emitido quando o auditor conclui, sobre todos os aspectos relevantes das demonstrações contábeis e se estas estão de acordo com osprincípios de contabilidade aplicados no Brasil. É constituído por três parágrafos: o introdutório ou paragrafo inicial, o paragrafo intermediário ou de extensão e o paragrafo de opinião que conclui o parecer.
4.4.2- Parecer com ressalva: deve obedecer ao mesmo modelo do parecer sem ressalva, modificado no paragrafo de opinião, com a utilização das expressões “exceto por”, ”exceto quando” ou“com exceção de”, exige a divulgação da explanação ou a explicação do motivo da ressalva (incerteza do auditor).
4.4.3- Parecer adverso: nesse tipo de parecer o auditor tem que explicar os motivos que o levaram a opinar de forma adversa referente às questões que são levantadas no paragrafo de ênfase das não conformidades que impedem de dar um parecer favorável.
4.4.4- Parecer com abstenção deopinião: é emitido quando houver limitação na extençaodo exame que impossibilite o auditor de formar opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamenta-la, ou pela existência de múltiplas e complexas incertezas que afetem um numero significativo de rubricas (contas) das demonstrações contábeis.
4.5- Fato relevante e paragrafo de ênfase: fato relevante sãosituações que ocorrem na Cia auditada e que devem ser divulgadas no parecer do auditor, elas podem sim ou não gerar duvidas no auditor quanto ao impacto nas demonstrações contábeis, o paragrafo de ênfase é caracterizado pela existência de incerteza quanto a fato relevante, depende exclusivamente da interpretação e redação do auditor responsável.
5- METODOS DE PESQUISA
A coleta de dados dos...
tracking img