Parcerias como estratégias competitivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARCERIA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Andressa da Rosa Pinto

1. INTRODUÇÃO

Com base em pesquisas feitas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), pode-se constatar que a maioria da empresas fecham suas portas com menos de cinco anos de existência. O maior desafio de um empreendedor não é abrir um negócio e sim administrá-lo de maneira que estedesenvolva e gere lucro. A parceria surge como uma estratégia para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) crescer e se desenvolverem, ou seja, a formação de associações, cooperativas, redes e outras formas de empreendedorismo coletivo, viabiliza metas antes dificilmente alcançadas individualmente. Dessa maneira, as empresas de um mesmo segmento deixariam de ser concorrentes e se uniriam tornando-separceiras, agindo de forma estratégica, trabalhando em prol de um mesmo objetivo, conseguindo se manter e ainda crescer nesse mercado onde há uma concorrência tão acirrada.
É neste contexto de grandes mudanças que as alianças estratégias significam um instrumento de aumento do poder de competição das organizações naturalmente legitimado, sendo que a sua estruturação significa o alastramento darede de interações da qual as organizações individualmente participam aumentando a capacidade de controlar o ambiente uma vez que a organização passa a ter acesso, entre outros recursos, a novas fontes de informação.

O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que levaram as empresas do setor moveleiro a adotar a estratégia de alianças, bem como as vantagens que estaparceria trouxe para as empresas do presente estudo segundo a visão de uma das empresas integrantes. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, optou-se pela pesquisa qualitativa. No que se refere aos objetivos do trabalho, a pesquisa dividiu-se em pesquisa exploratória, fonte de dados secundários e pesquisa descritiva, na qual foram levantados os dados primários junto a empresa em estudo.Através da pesquisa realizada para o desenvolvimento do presente trabalho, constatou-se que a parceria desenvolvida pela associação do setor moveleiro da região centro do estado do Rio Grande do Sul veio a fortalecer o referido setor trazendo algumas vantagens como a redução do custo da matéria-prima propiciado através da compra conjunta; o aumento das vendas obtido através da divulgação damarca devido a participação conjunta em feiras; aumento do know how das empresas através visitas técnicas e as troca de experiências entre os parceiros; visitas em feiras interestaduais entre outras.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nas atuais condições de concorrência, do paradigma competitivo vigente, as empresas de pequeno porte precisam buscar formas de aprendizado contínuo, focadas nainovação, e é através da parceria com empresas do mesmo segmento que elas encontram oportunidades de desenvolvimento.
“A globalização cada vez mais acentuada dos mercados e da produção está pondo em questionamento a competitividade das pequenas empresas”. (CASAROTO FILHO; PIRES, 2001, p. 25).
Segundo a Lei nº. 10.406 de 10 de janeiro de 2002 no artigo 53: "Constituem-se as associaçõespela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos”. Essas associações surgem como mecanismos que propiciam o desenvolvimento das pequenas organizações.
Para Srour (2005, p.211) a cultura:
comporta um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade em que vivem; faculta o controle sobre o meio ambiente; dirige-se atoda atividade humana cognitiva, afetiva, motora, sensorial, uma vez que todo comportamento humano é simbólico; não se circunscreve ao mundo abstrato das idéias porque, embora pensadas, as idéias são, sobretudo, vividas e praticadas.

As associações são criadas por meio de atas de constituição, documento gerado quando um grupo de pessoas com a finalidade proposta reúne na condição de...
tracking img