Parceria entre escola e família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema deste projeto de pesquisa é mostrar a importância da integração da família na escola. Nosso objetivo é mostrar como o gestor vai atuar dentro da instituição para melhoria da integração família x escola .
Isso nos ajudará conhecer melhor os alunos, o seu mundo, suas condições materiais, culturais e sociais.
Este trabalho tem por objetivo geral falar sobrea família integrada à escola, mostrando que a família deve participar ativamente com a instituição escolar, criando vínculos que conduzem os alunos a atingirem a postura de cidadãos, visto que, não existe educação sem a participação da família. Escolhemos como objetivo específico averiguar e analisar como é e como está sendo feita a integração da família com a escola, com a visão do gestorescolar. Através de pesquisas e relatos como a escola e os professores enfrentam a trajetória da vida das crianças e suas famílias, na qual devem encontrar um ambiente físico e humano por meio de estruturas e funcionamento adequados que propicie experiências e situações intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos os bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vidamais justa e feliz.
Nossa linha de pesquisa é a gestão pedagógica e o cotidiano da escola. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), no artigo 4º parágrafo 55: “A comunidade escolar, a família e o próprio portador de necessidades especiais, na defesa de seus direitos e deveres. Entre seus objetivos específicos, temos: envolvimento familiar e da comunidade no processo dedesenvolvimento da personalidade do educando”.
Tendo este trabalho, um enfoque social, envolvendo a família e a escola, buscando comparar dados obtidos através da realização, com visão de alguns autores com relação ao tema.
Na realização deste trabalho será realizada através de pesquisa bibliográfica que consiste em procurar explicar um problema a partir de referências teóricas,publicadas em documentos analisando a contribuição cultural e científica sobre o assunto, tema e problema a ser estudo sobre a família integrada à escola, tem-se baseado nos seguintes autores: Pillete (1997), Vinícius (2002), Libâneo (2004), Luck (1992).
Tem-se procurado vários meios e formas para concretizar-se a integração da família na escola, com finalidade de haver conhecimentos mútuos,reconhecimento de problemas, deficiências que afetem o aluno direta ou indiretamente.
Apresentaremos o resultado de nossa pesquisa, mostrando o trabalho de alguns segmentos, o resultado de algumas entrevistas com pessoas ligadas aos alunos e envolvidas em educação.
Este trabalho irá avaliar como a escola introduz em outros setores que rodeia a criança e lhe apresenta outraspeculiaridades da cultura, estabelecendo o que chamamos de socialização secundária.
Segundo Pilleti (1987), o primeiro passo para a interação positiva entre a escola e a comunidade é, sem dúvida, o conhecimento da própria comunidade por parte da escola. E em segundo lugar, é necessário que haja na escola um serviço permanente de intercâmbio com a comunidade.
A escola enfrenta além do desafiofrente ao domínio do conhecimento, em permanente e veloz mudança, também o desafio da relação com seus alunos e suas perspectivas famílias.
Por isso há uma certa dificuldade de aprendizagem, crianças advindas de lares conflitivos ou de lares onde os pais por várias razões não dão carinho ou atenção aos filhos, causando uma grande carência de afetividade nas crianças.
Mas com a ajuda daparte da supervisão escolar, o professor pode trabalhar com este tipo de problema, tendo ajuda da administração pedagógica, a fim de incentivar a família a se integrar à escola, interagindo junto à educação de seu filho.
Com esta visão, através de pesquisa sobre relacionamento da família com a escola, visto que atualmente existe a preocupação de integrar as duas entidades na educação da...
tracking img