Parasitoses

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
Criptosporidíase
Cryptosporidium spp



CLASSIFICAÇÃO:

Gênero: Cryptosporidium
Filo: Apicomplexa
Espécies: C. hominis, C. parvum, C. felis, C. meleagridis, C. canis, C. suis e C.muris. As espécies C. parvum e C. hominis são as mais prevalentes no humanos.

A cryptosporidium é conhecida como cripto.

MORFOLOGIA

O Cryptosporidium se desenvolve, preferencialmente, nasmicrovilosidades de células epiteliais do trato gastrintestinal, mas pode se localizar em outras partes, como parênquima pulmonar, vesícula biliar, ductos pancreáticos, esôfago e faringe.
É considerado como umintracelular extracitoplasmática, pois parasita a parte externa do citoplasma da célula, dando a impressão de se localizar fora dela.
Apresenta-se em diferentes formas estruturais, que podem serencontradas nos tecidos de (formas endógenas), nas fezes e no meio ambiente (oocistos).
Os oocistos do Cryptosporidiu,, são pequenos, esféricos ou ovóides (cerca de 5,0 x 4,5 µm para o C. parvum) econtem quatro espozoitos livres no seu interior eliminados nas fezes.


Cryptosporidium parvum em celular epiteliais do intestino delgado de bezerro.




TRANSMISSÃO

A infecção do homemocorre por meio da ingestão ou inalação de oocistos ou pela auto – infecção. A transmissão da cryptosporidiose é feita pelas seguintes vias:
Pessoa a pessoa: Observada em ambientes com alta densidadepopulacional, como em creches e hospitais.
Animal a pessoa: Ocorre como conseqüência com o contato direto de pessoas com animais jovens, principalmente bezerros e cordeiros, que apresentam diarréia ese encontram eliminando oocistos.
Pessoa a animal: Ocorre quando indivíduos infectados manipulam animais suscetíveis
A contaminação do meio ambiente com fezes humanas ou de animais infectados podeatingir alimentos e fontes de água usadas para consumo ou para recreação, resultando em surtos. Estes que tem sido assinalados por diversas localidades.
Apresenta distribuição geográfica mundial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • parasitoses
  • Parasitoses
  • Parasitose
  • Parasitoses
  • PARASITOSE
  • Parasitoses
  • Parasitose
  • PARASITOSE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!