Parasitológico de doença de chagas, leismaniose, toxoplasmose e malária

1491 palavras 6 páginas
Curso de Medicina - Bacharelado
Disciplina: Parasitologia

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA No 01
TÍTULO: EXAME PARASITOLÓGICO DE SANGUE

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

1. INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se à primeira aula prática de parasitologia realizada com base no estudo das parasitoses causadas por protozoários, como: Doença de Chagas (Trypanossoma cruzi), Leishmaniose (Leishmania sp.), Toxoplasmose (Toxoplasma gondii) e Malária (Plasmodium sp.). Observaram-se lâminas com algumas das diversas formas que esses microorganismos se apresentam durante o ciclo de cada parasitose e, ainda, dois vetores da Doença de Chagas, dos gêneros Triatoma e Rhodnius.
O exame parasitológico de sangue tem a finalidade de observar a presença de parasitas diversos (gota espessa) ou identificar e diferenciar os parasitas (gota delgada). Com base nisso, foi observada, ainda, a preparação dos dois métodos utilizando sangue coletado de duas alunas.

2. OBJETIVOS
Observar preparação das lâminas de gota espessa e gota delgada para exame parasitológico, com o sangue coletado de duas alunas.
Observar diversas formas dos protozoários citados, em lâminas já preparadas com esfregaço sanguíneo de humanos e esfregaço do triatomíneo.
Observar triatomíneos de dois gêneros Triatoma e Rhodnius.

3. MATERIAL E MÉTODOS UTILIZADOS
3.1 MATERIAL
Os materiais utilizados foram:
Lanceta descartável
Luvas de procedimento
Lâminas virgens
Kit Panótico Rápido (Fixador, Corante Ácido e Corante Básico)
Água corrente
Lâminas já preparadas contendo parasitas
Microscópio óptico
Reservatórios com Triatomíneos dos gêneros Triatoma e Rhodinus.

3.2 MÉTODOS
Primeiramente, a professora recolheu o sangue das alunas usando a lanceta descartável e pôs uma gota de cada em duas lâminas. Em uma lâmina a gota de sangue foi espalhada (gota delgada) e em outra a gota de sangue ficou concentrada (gota espessa). Foi aguardado que as lâminas secassem. As lâminas com gota

Relacionados

  • normas e rotinas compulsorias
    24900 palavras | 100 páginas
  • Guia Vigilância Epidemiológica
    80161 palavras | 321 páginas