Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral mostrar aos gestores e a população da força importante da Assistência Farmacêutica e do profissional Farmacêutico dentro do âmbito do SUS e principalmente dos trabalhos relacionados à atenção integral a saúde. A importância da relação dos serviços prestados pelo profissional farmacêutico disponibiliza medicamentos eficazes satisfazendo aos usuáriose aos trabalhos da gestão pública em saúde, considerando que a maioria das intervenções em saúde envolve o uso de medicamentos e que este uso pode ser determinante para a obtenção de menor ou maior resultado, é imperativo que a Assistência Farmacêutica seja vista sob ótica integral. Para coletar dados em relação aos trabalhos oferecidos pela Assistência Farmacêutica foram aplicados questionárioscontendo três questões abertas e seis questões fechadas proposta aos farmacêuticos e outros profissionais envolvidos de 06 municípios que fazem parte da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Ceará. Com os dados obtidos pode-se perceber que a realidade da Assistência Farmacêutica nos municípios ainda é precária no que diz respeito à estrutura física e transporte. Não é suficienteconsiderar que se está oferecendo atenção integral à saúde quando a Assistência Farmacêutica é reduzida à logística de medicamentos (adquirir, armazenar e distribuir). Uma estrutura adequada si oferecer medicamentos de qualidade e que si tenha a eficácia desejada. Para tanto é necessário integrar o profissional farmacêutico ao sistema de saúde; ter trabalhadores qualificados; selecionar os medicamentosmais seguros, eficazes e custo-efetivo, programar adequadamente as aquisições; adquirir a quantidade certa e no momento oportuno; armazenar, distribuir e transportar adequadamente para garantir a manutenção da qualidade do produto farmacêutico; gerenciar os estoques; disponibilizar protocolos e diretrizes de tratamento, além de formulário terapêutico; prescrever racionalmente; dispensar e monitorar osurgimento de reações adversas, entre tantas outras ações.
Palavras-chave: Farmacêutico, Assistência Farmacêutica, Saúde Pública.



INTRODUÇÃO

O desempenho dos serviços de Assistência Farmacêutica (AF) está relacionado com a disponibilidade dos medicamentos, satisfação dos usuários, qualidade dos medicamentos distribuídos, capacitação dos profissionais, infraestrutura das unidades desaúde e podem, portanto influenciar o acesso e o uso racional de medicamentos, assim o farmacêutico como as demais profissões de assistência a saúde, está tentando reorientar-se para satisfazer as necessidades do sistema de saúde, face às pressões de contenção de custos, os incentivos econômicos contrapostos, as crescentes deficiências da cobertura dos planos de saúde com um acesso limitado aassistência à saúde e uma ansiedade geral em relação à possibilidade de manter um sistema repleto de insuficiências.
Esse trabalho mostrara que o farmacêutico dentro do sistema de saúde pode assegurar o acompanhamento do tratamento farmacológico apropriado, efetivo, seguro e cômodo aos pacientes, satisfazendo suas necessidades em relação aos medicamentos, a promoção do uso racional de medicamentos, aredução dos custos com a saúde e a melhoria contínua da qualidade de vida da população. Os farmacêuticos são os profissionais especialmente preparados para aportar uma contribuição importante na resolução deste grave problema de saúde pública. Sua formação, preparação e disponibilidade lhe situa na melhor posição possível para identificar, resolver e prevenir os Problemas Relacionados com osMedicamentos (PRM), que podem por em perigo a vida dos pacientes. Diante disso, posso dizer que pensar sobre a integralidade das ações e dos serviços de saúde também significa pensar sobre as ações e os serviços de assistência farmacêutica. Considerando que a maioria das intervenções em saúde envolve o uso de medicamentos e que tal uso pode ser determinante para a obtenção de menor ou maior...
tracking img