Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5.3 O ciclo de vida das pulgas
Em geral, a cópula é realizada pouco depois que os insetos emergem dos pupários, sendo que a fêmea é que cavalga o macho. Após a fecundação, a fêmea necessita de repasto sangüíneo para começar a ovipor. As fases evolutivas das pulgas são: ovo, larva I, larva II, larva III, pupa e adulto. São, portanto, insetos holometábolos.
Cada pulga, dependendo da espécie, põeparceladamente seis ou mais ovos, perfazendo 500 ou 600 em toda a sua vida. Em temperatura de 23-26°C e umidade relativa do ar elevada, a eclosão do ovo ocorre dentro de um a três dias. A larva III tece um casulo em volta de si, após imobilização e esvaziamento dos intestinos(pré-pupa), para transformar-se em pupa. O período de pupa até a libertação do adulto demora cerca de cinco a dez dias emtemperatura de 26°C; em temperaturas mais baixas(10ºC) pode chegar a 200dias.

5.4 Doenças associadas às pulgas
As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose). Apesar das picadas serem raramentesentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos. Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que pode durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. Em algumas pessoas não ocorrequalquer reação. A reação típica da picada é a formação de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro.
Picada de pulga

5.4.1 Atuando como parasitos
Causam espoliação sanguínea, por alimentarem-se do sangue do hospedeiro que, no caso, pode ser o homem. Existem várias espécies que continuam a exercer a hematofagia mesmo após repletas. Animais de pequeno porte ou criançaspodem desenvolver anemia, no caso de parasitismo intenso.Provocam irritação da pele devido à picada, podendo causar alergias e irritação da pele com prurido (coceira). Podem causar lesões na pele nos locais da picada, com possível veiculação de doenças oportunistas: tétano, gangrenas gasosas e micoses.“Bicho de pé”:É causado pelo parasitismo por Tunga penetrans, cuja fêmea penetra nos tecidos, ealimenta-se deste e do sangue, enchendo-se de ovos. Esta espécie é a menor encontrada dentre as pulgas, e causa lesões cutâneas numerosas com intenso prurido. Essas lesões costumam estar próximas entre si e localizar-se no calcanhar, sendo conhecidas como “favo de mel”. Em alguns dias todos os ovos são eliminados e a fêmea morre e sai ou é destruída pela reação do hospedeiro.As feridas causadas peloprurido e pela penetração de Tunga penetrans podem ser responsáveis pela veiculação mecânica de tétano, micoses e gangrena gasosa”Bicho de pé”Observação:Tétano: doença infecciosa, mas não contagiosa, causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani , que atua nas células do sistema nervoso central. A doença caracteriza-se por intensa contração muscular, podendo levar à paradarespiratória e morte.Gangrena Gasosa: surge em ferimentos contaminados por bactérias da espécie Clostridium perfringens. Ocorre em lesões que tenham contato de pele com terra suja e é favorecido pela diminuição da oxigenação do tecido, sendo presente tanto em ambientes rurais quanto urbanos. Consiste em necrose anaeróbia dos músculos esqueléticos. |
5.4.2 Atuando como transmissores ou vetores
Além dapeste bubônica, que será citada mais adiante, podem também as pulgas serem vetores para outras doenças bacterianas (salmoneloses, tularemia) ou viróticas, causadas por exemplo pelos: Micrococcus aureus, M. albus, Bac. Pyocyneus e provavelmente também pneumococos, além de bactérias do grupo tífico(tifo murino).

Tifo Murino
A palavra typhu é derivada do grego e expressa o estado confuso e...
tracking img