Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enterobius vermiculares – Enterobíase
Classe: Nematoda
Formas Parasitárias: adulto(macho: com curvatura) e fêmeas(retas: maior que o macho; ovos com casca lisa e transparente com larvas em seu interior
Ciclo: monóxeno
Os ovos estão depositados na região perianal contendo larvas; Ingestão de ovos contendo larvas. As larvas se maturam no intestino delgado; a forma adulta vai para o ceco e asfêmeas prenhas vão para a região perianal à noite e depositam os ovos 30-40dias após a infecção
heteroinfecção: ingestão de ovos infectantes por outra pessoa; contato íntimo com indivíduos infectados, roupas de cama, inalação de ovos.
trasmissão indireta: ingestão de alimentos contaminados/ovos eliminados pelo próprio hospedeiro.
Autoinfecção: contato com a região perianal e depois levar à boca.Transmissão: fecal-oral/passivo-oral
Forma infectante: ovos infectantes.
Habitat: Intestino Grosso
Patogenia: Pode haver uma agressão mecânica pela fixação do parasita que faz erosão da mucosa, aumentando o peristaltismo e a secreção de muco, desencadeando uma reação assintomática com inflamação catarral ,diarréia, e emagrecimento, havendo diminuição da absorção de água. Pode haver umamigração pra região perianal, desencadeando purido e lesões/infecções oportunistas.Se migrarem para os pontos hemorrágicos, terá resposta inflamatória, irritação, insônia e nervosismo, além de hipersensibilidade anal, que faz a congestão da margem anal(pode atingir a vulva).
Assintomático: baixas infecções e Sintomático: prurido anal(perda de sono e nervosismo), TGI(náuseas, vômitos e dores abdominais);em mulheres atinge a vulva podendo causar vulvovaginite, excitação e erotismo.
Diagnóstico: Clínico(prurido perianal/ Laboratorial:Método de Grahan(fita adesiva colocada pela manhã sem higienização local, para visualizar os ovos).
Epidemiologia: ampla distribuição, clima temperado, comum em escola e creches, exclusivo dos humanos, ovos precisam de algumas horas para se tornarem infectantes,transmissão direta sem intervenção do solo, ovos resistem ate 3 semanas no ambiente, evolui para cura espontânea.
Profilaxia: Diagnóstico e tratamento anti-helmínticos,assim como A.Lumbricoides, educação em saúde, saneamento básico, cuidados pessoais (banhos matinais), tratar funcionários.
Trichuris trichiura – Tricuríase

Formas Parasitárias: Adultos(macho e fêmea) e Ovos:estrutura infectante emforma de barril.
Ciclo: monóxeno
Mecanismo: passivo-oral
Ingestão de ovos infectantes(solo, H20), passa pelo TGI, no intestino delgado é amadurecido, atinge o ceco, forma adulta(fecundação e deposição 1 mês), eliminação de ovos não infectantes, contato com o solo, ovos infectantes(2 semanas).
Estrutura infectante: ovos embrionados
Habitat: intestino grosso
Patogenia: ao atingir asmicrovilosidades do intestino, podem causar lesões traumáticas com irritação, levando ao aumento o peristaltismo, diminuição da absorção de água, ocorrendo a hipersensibilidade.
Poucos prasitos: assintomático/ Muitos parasitos: diarréia, dor, flatulência, anorexia.
Quadro Clínico: Varia de acordo com a carga parasitária, idade e nutrição.
Nervosismo, insônia, anorexia, febre, prolapso retal (intensairritação intestinal), diarréia em crianças pequenas.
Diagnóstico: Clínico (inespecífico), Laboratorial(coroparasitológica: exame de fezes, identificação de ovos), método de Kato-Katz.
Epidemiologia: Associado a Ascaris Lumbricoides (pelo solo), condições de saneamento básico, presente em climas quentes e úmidos com ampla , único hospedeiro, não há transmissão de pessoa pra pessoa, vetoresmecânicos: insetos, ovos resistem até 6 anos, comum em crianças.
Profilaxia: Educação em saúde, saneamento básico, diagnóstico e tratamento, lavar alimentos e mãos, não usar fezes como adubo, evitar lixos no ambiente.
Wuchereria bancrofti

Adulto: fêmea e macho
Larva: hospedeiro definitivo(Habitat: vasos e gânglios linfáticos (pelve escroto, mamas e braços) , Microfilaremia com pico a noite,...
tracking img