Parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Diagnosticar e Tratar Anemias Anemia

Sarah Monte Alegre
Olga Maria Fernandes de Carvalho Professoras assistentes doutoras da Disciplina de Semiologia e Medicina Interna do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Endereço para correspondência:
Profa. dra. Sarah Monte Alegre
Universidade Estadual de Campinas -Depto. de Clínica Médica
Cidade Universitária Zeferino Vaz s/n
Distrito de Barão Geraldo
CEP 13081-970 - Campinas - SP

Recebido para publicação em 06/2009.
Aceito em 06/2009.

© Copyright Moreira Jr. Editora.
Todos os direitos reservados.

Indexado na Lilacs Virtual sob nº LLXP: S0034-72642009002300001
Unitermos: anemia, hemoglobina, hematócrito Unterms: anemia, hemoglobin, hematocrit.Numeração de páginas na revista impressa: 229 à 237

Resumo

As anemias constituem as doenças do sangue mais frequentes. O termo anemia significa redução da hemoglobina por unidade de volume de sangue, de acordo com a idade, sexo e tensão de oxigênio do ambiente. Pode referir-se ainda a uma síndrome clínica ou a um quadro laboratorial. As anemias podem ser provocadas por vários fatores e seclassificam segundo os critérios morfológicos (normocítica/normocrômica microcítica/hipocrômica macrocítica/normocrômica) ou fisiopatológicos, considerando-se a etiologia, em anemias por falta de produção – hipoproliferação, por sobrevida diminuída dos eritrócitos – hemólise ou por perda sanguínea – hemorragia. As avaliações clínica e laboratorial são de fundamental importância para a elucidaçãodiagnóstica e tratamento adequado.

INTRODUÇÃO

O termo anemia se refere a uma condição clínica caracterizada pela diminuição da concentração de hemoglobina (Hb) por unidade de volume de sangue. Fisiologicamente ocorre a diminuição da capacidade transportadora de oxigênio que é a principal função da Hb.

Considera-se, em nível do mar, portador de anemia o indivíduo cuja concentração de Hb ouhematócrito (Ht) seja inferior aos dados apresentados na Tabela 1, de acordo com a fase de desenvolvimento, idade e sexo.

Esses critérios se aplicam, também, aos indivíduos idosos, pois o baixo nível de Hb nesses pacientes indica a presença de doença e se correlaciona a risco aumentado de mortalidade. Podem-se observar valores normais mais altos de Hb em moradores de grandes altitudes ou emfumantes inveterados. O tabagismo ocasiona elevações nos níveis de Hb, refletindo uma compensação do normal devido ao deslocamento do O2 pelo CO2 na ligação pela Hb.

AVALIAÇÃO CLÍNICA

A realização de uma anamnese clínica minuciosa e exame físico detalhado e cuidadoso são de extrema importância para a avaliação do paciente com anemia. Desde os dados da história como relatos de sangramentos,presença de infecções, manifestações de doenças sistêmicas, como a insuficiência renal crônica, hipotiroidismo, doenças inflamatórias crônicas, a história clínica nutricional ou relacionada ao uso de medicamentos ou álcool, exposição a agentes tóxicos ou drogas, assim como história familiar de anemia devem ser considerados. Mesmo em relação aos antecedentes pessoais, a origem do paciente e a etniapodem estar associados à maior probabilidade de distúrbios da molécula de Hb.

As manifestações clínicas e a intensidade dos sintomas são variáveis e dependem do grau de anemia, idade do paciente, atividade física e velocidade com que o quadro de anemia se estabeleceu. Os sintomas mais intensos, em geral, relacionam-se em níveis mais baixos de Hb, mas além da gravidade, a idade e a presença decomprometimento cardíaco prévio podem deixar o indivíduo mais sensível a quedas discretas da Hb.

A redução na capacidade da Hb em transportar oxigênio no sangue e, consequentemente, menor oxigenação tecidual é a causa das manifestações clínicas. Para compensar esse déficit, numerosos mecanismos fisiológicos entram em ação na tentativa de minimizar a hipóxia tissular contribuindo, assim, para a...
tracking img