Parasitolodia

4007 palavras 17 páginas
A importância da Parasitologia.
O grau de intensidade da doença parasitária depende de vários fatores, entre eles, podemos destacar: o número de formas infectantes presentes, a virulência da cepa, a idade e o estado nutricional do hospedeiro, os órgãos atingidos, a associação de um parasita com outra espécie e o grau da reposta imune ou inflamatória desencadeada.
PARASITOLOGIA BÁSICA
A parasitologia é uma ciência que estuda os organismos que vivem no interior ou exterior de outro hospedeiro, obtendo alimento às expensas de seu hospedeiro, consumindo-lhe os tecidos e humores ou o conteúdo intestinal. A parasitologia na prática abrange o estudo de: PROTOZOÁRIOS, HELMINTOS e ARTRÓPODES onde a maiorias dos parasitos de importância médica e veterinária estão situados. Eles podem ser transmitidos entre os seres humanos através do contato pessoal ou do uso de objetos pessoais. Podem também ser transmitidos através da água, alimentos, mãos sem a devida higienização, poeira, através do solo contaminado por larvas, por hospedeiros intermediários (moluscos) e por muitos outros meios. Formas de transmissão dos parasitas
Os parasitas são classificados:
•Quanto ao número de hospedeiros: •monoxenos/monogenéticos e heteroxenos/digenéticos
•Quanto à localização nos hospedeiros: •ectoparasitas ou endoparasitas
•Quanto ao número de células: •unicelulares ou pluricelulares
PARASITISMO: é a interação entre indivíduos de espécies diferentes, em que se estabelecem relações intimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica. Especificidade do hospedeiro: quando o parasito exige apenas uma espécie de hospedeiro para completar seu ciclo biológico, é dito MONOXENO e, se a espécie for sempre à mesma, será considerado ESTENOXENO.
HOSPEDEIRO DEFINITIVO - é o que apresenta o parasito em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual. HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO - é o que apresenta o parasito em fase larvária ou em fase assexuada.

Relacionados