PARASITISMO POR ASCARIS LUMBRICOIDES E SEUS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS EM CRIANÇAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

3375 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO O Ascaris lumbricoides é um nematoide conhecido popularmente como lombriga, onde os machos medem cerca de 15 a 30 cm e as fêmeas cerca de 30 a 40 cm de comprimento e esse verme é o agente causador da doença Ascaridíase. Os casos de infecção por esse verme é um problema de saúde muito sério que atinge a população mundial, principalmente em lugares onde possuem níveis s socioeconômicos baixos, como é o caso da região nordeste do Brasil.
Essa verminose atinge tanto adultos como as crianças que são as principais vítimas acometidas por essa doença porque, geralmente tem maior costume de andar com os pés descalços em locais inapropriados como locais onde há falta de saneamento básico que muitas vezes os esgotos das residências ficam ao ar livre, devido a esse problema a população desses locais vem a defecar nas proximidades das casas, dos riachos, próximos a poços artesanais onde vem a contaminar o solo e a água. Esses fatores proporcionam a observação de uma problemática que consiste na idealização das formas mais eficazes de combater a infecção do Ascaris lumbricoides especialmente em crianças. A aplicação de medicamentos, geralmente, é a forma mais utilizada para o tratamento dos indivíduos contaminados pela doença, só que essa medida não tem se mostrado totalmente eficaz devido apenas combater a infecção, mas não previne novas manifestações, porque esse tipo de doença advém de um ambiente contaminado, ou seja, se o ambiente não receber medidas de tratamento adequadas, exemplo disso é o saneamento básico que melhora as condições de higiene dos habitantes, sem essas medidas os problemas de infecção serão sempre frequentes.
Uma das formas mais eficazes de combater a infecção do verme é aplicação de medicamentos específicos que são capazes de curar o individuo. Porém, a aplicação de medicamento não é a única forma de combater a infecção já que, a prevenção pode ser também considerada uma solução. As formas de prevenção são simples e podem ser bem

Relacionados