parasita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Estrongiloidíase

A Estrongiloidíase ou Estrongiloidose é uma infecção intestinal causada pelo parasita nemátode Strongyloides stercoralis. Ao contrário de outros parasitas, estes nemátodespodem viver indefinidamente no solo como formas livres.

Strongyloides stercoralis

O S. stercoralis é um pequeno nemátode fusiforme, com a fêmea apenas ligeiramente, se de todo, maior que o macho,ambos com apenas 3 milímetros. Só fêmeas podem ser parasitas, os machos vivem sempre livres no solo, alimentando-se de detritos orgânicos por toda a vida. No ciclo parasitico, as fêmeas reproduzem-seassexuadamente por partenogénese (põem ovos-clones, todos do sexo feminino, sem fecundação por espermatozóide); enquanto as formas livres são de reprodução sexuaal.
Ciclo de vida
Fêmeas parasitamo lúmen intestinal, onde produzem assexuadamente numerosos ovos clones (e portanto todos fêmeas). As larvas com 0,3 milímetros saem dos ovos ainda dentro do lúmen intestinal e só depois são expulsascom as fezes. É possível que larvas antes de sairem com as fezes penetrem na mucosa e voltem ao lúmen enquanto formas adultas, um processo denominado auto-infecção, mas em indivíduos imunocompetentesisto na práctica não sucede com frequência. As larvas excretadas com as fezes são infecciosas. Porem se tiverem boas condições na terra onde foram depositadas, desenvolvem-se em formas adultasfemininas de vida livre alimentando-se de detritos orgânicos. Nessa forma livre podem acasalar com machos (que são sempre de vida livre), produzindo sexualmente ovos que se desenvolvem em larvas(genéticamente diversas e não-clones). As larvas descendentes machos continuam a viver livremente na terra, mas as larvas femininas apesar de também serem capazes de sobreviver na terra, se tiverem oportunidadeinfectam o ser humano. A infecção das larvas fêmeas é por penetração directa (rápida e indolor) da pele intacta (pés descalços na terra molhada). Após invasão de um ser humano, a larva passa para a...