ParaNorman - A luz da Doutrina

1128 palavras 5 páginas
ParaNorman o filme – Comentários
Objetivo: A partir do filme assistido e com base nos ensinamentos básicos da Doutrina trabalhar os conceitos (já anteriormente estudados) de comunicabilidade, imortalidade da alma e reencarnação.

Norman é um menino que possui o dom mediúnico da clarividência. Sua família e todas as outras pessoas da cidade, exceto seu tio, não conseguem entender seu comportamento e situação. Alguns aspectos ligados a doutrina espírita são abordados pelo filme de maneira mais ou menos fidedigna, porém podemos partir de alguns deles para uma discussão elucidativa com os evangelizandos sobre comunicabilidade e sobre vida após a morte por exemplo. Abaixo seguem algumas ideias apresentadas pelo filme as quais podemos explorar.
1. Espíritos povoando a cidade em que ele vive.
Esse é um dos pilares que sustentam a doutrina espírita: somente o corpo morre e o espírito se mantém vivo. Além disso, em um dado momento do filme Normam faz menção a que os espíritos só continuam aqui na esfera terrestre enquanto possuem algo “mal resolvido”. Essa é uma boa deixa para falar sobre para onde vão os espíritos depois que desencarnam; você pode explorar assuntos como umbral, colônias espirituais e o fato de que os espíritos, ao desencarnarem, vão para lugares onde a vibração (determinada pelo pensamento) seja similar a sua, em outras palavras, vai para regiões onde habitam espíritos os quais possuem afinidade de pensamentos e gostos.

2. A avó de Normam diz que ainda se encontra na terra porque prometeu cuidar dele. Aqui é importante deixar claro para o evangelizando algumas considerações sobre o assunto. Primeiramente, mesmo após o desencarne ainda somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, o fato da avó do Normam ter prometido cuidar dele para sempre por si só não a prende na esfera terrestre junto a ele, mas sim a escolha que ela fez de estar próximo a ele enquanto pudesse. Isso é diferente daquilo que a doutrina espírita nomeou como

Relacionados