Paranapiacaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA
Justificativa
O assunto escolhido para criação da web site é a Vila de Paranapiacaba. Este tema foi eleito devido à enorme importância da região, tanto do ponto de vista nacional como para a área metropolitana da Grande São Paulo. A vila apresenta destaque histórico, com a colonização e construção da ferrovia pelos ingleses, cultural e natural, pela presença da Reserva Biológica do Altoda Serra de Paranapiaca, um dos últimos pontos do ecossistema da Mata Atlântica, que é um dos mais biodiversos do mundo. É uma área turística, com destaque para o ecoturismo e educação ambiental, além de ser fundamental como reguladora do clima da área urbana e manancial hídrico.

Dados geográficos e climáticos
Abrangência: Município de Santo André, SP. A Reserva está localizada nas bordas doPlanalto da Serra do Mar, próxima a Vila de Paranapiacaba. A palavra Paranapiacaba tem origem no tupi-guarani e significa “lugar de onde se avista o mar”.
Área: 336 ha.
Altitude: entre 750 a 900m.
Latitude: 23º 46’ 18” - 23º 47’ 05’’S
Longitude: 46º 20’ 24” – 46º 18’ 15’’W
Clima: tropical de altitude, mesotérmico superúmido, temperatura variando, em média, de 14 a 15ºC no inverno a 21 a 22ºCverão. Umidade relativa do ar média 80%.
Os setores de Planalto compreendem morros alongados de topos angulosos a convexos, colinas de topos planos a convexados, rampas e planícies de inundação. Os trechos de escarpa caracterizam-se por vertentes retilíneas com declividade alta e vales entalhados.

Bioma
O ecossistema predominante é Mata Atlântica. Floresta ombrófila densa, com diferentesfisionomias da vegetação: floresta alta, floresta baixa, frutíceto escuro e campos em diferentes estágios sucessionais (Instituto de Botânica).
A flora apresenta grande diversidade de algas, fungos, liquens, briófitas e fanerógamas. A estrutura do estrato arbóreo mostrou que as espécies com maior número de indivíduos são Euterpe edulis, Tibouchina pulchra, Alchornea triplinervia e Miconia cabussu,espécies típicas da Mata Atlântica presente nas encostas do planalto no Estado de São Paulo.
Em relação à fauna ocorre a presença de mamíferos de pequeno porte, aves, répteis, anfíbios, insetos, peixes, aranhas etc.
Paranapiacaba sofreu uma grande depredação da floresta próxima a Vila, principalmente até a década de 2000. A partir daí, as visitas às principais trilhas foram permitidas apenas commonitores cadastrados junto a prefeitura municipal e os acampamento permitidos apenas com autorização do Instituto de Botânica. Atualmente, o uso da Reserva para realizar pesquisas científicas, bem como visitas educacionais, depende de autorização prévia. Solicitações de autorização devem ser encaminhadas com antecedência de 20 dias para o email paranapiacaba@ibot.sp.gov.br .
A Reserva Biológica doAlto da Serra de Paranapiaca foi a primeira estação biológica da América do Sul, criada em 26 de abril de 1901 como Estação Biológica do Alto da Serra por Hermann Friederich Albrecht von Ihering (Kiel, Alemanha, 9 de outubro de 1850 — Gießen, Alemanha, 24 de fevereiro de 1930 - foi médico, professor e ornitólogo teuto-brasileiro). Em 1938 a Unidade passa para a administração do Instituto deBotânica, hoje denominada como Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, regulamentada pelo Decreto Estadual 24.714, de 07.02.1986.
A compilação de todo o conhecimento científico gerado até o momento encontra-se no livro “Patrimônio da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba” editado pelo Instituto de Botânica.

História
Considerada hoje uma cidade histórica, Paranapiacaba éfamosa por sua história e pelos festivais de inverno.
Localizada na região sudeste do município de Santo André, a 50 km de São Paulo, encanta por suas casas hierarquicamente divididas, pelas ruas planejadas na parte baixa da cidade, pelo grande relógio, trens, pela antiga Igreja do Bom Jesus de Paranapiacaba e, claro, por sua típica neblina. Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações...
tracking img