Parametros de soldagem tig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICO DO PARÁ.( IFPA).

COORDENAÇÃO DE METALURGIA

PARAMETROS DE SOLDAGEM ( TIG,MIG/ MAG )

ALUNO : MOISES VIEIRA CARDIM n° 2009102133; turma m1024RS
PROF ° ANTONIO ROBERTO DE OLIVEIRA

BELÉM 2012
INTRODUÇÃO
A soldagem é o mais importante processo de união de metais utilizado industrialmente. Este método de união em conjunto com a brasagem, temimportante aplicação desde a indústria microeletrônica. A soldagem MIG MAG ,pode ser usada em materiais numa ampla faixa de espessura , tanto em metais não ferrosos, o processo MAG é utilizado , apenas de materiais ferrosos tendo como gás de proteção o co2. Já a soldagem TIG é bastante, estável, suave e produz, em geral soldas com boa aparência e acabamento, que exige pouca ou nenhuma limpezaapós a operação. A soldagem TIG ,pode ser usar o próprio metal de base como metal de adição quando este não estiver disponível comercialmente, bastando para isto cortar pedaços do metal de base com forma apropriada , particularmente para a soldagem manual.

PARAMETROS DE SOLDAGEM TIG

A SOLDAGEM TIG (SAGT).
Processo de soldagem a arco elétrico não consumível de tungstênio ou liga detungstênio sob uma proteção gasosa de gás inerte , pode ou não ser utilizado material de adição.
* FUNDAMENTOS DO PROCESSO
Soldagem TIG é a união de metais pelo aquecimento e fusão destes com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a peça.
A proteção durante a soldagem é conseguida com um gás inerte ou mistura de gases inertes que também tem a função detransmitir a corrente elétrica quando ionizados durante o processo .A soldagem pode ser feita com ou sem metal de adição . Quando é feita com metal de adição ele não é transferido através do arco, mas é fundido pelo arco . O eletrodo que conduz a corrente é um arame de tungstênio puro ou liga deste metal.

A área do arco é protegida da contaminação atmosférica pelo gás de proteção, que flui do bicoda pistola .O gás remove o ar , eliminado a contaminação do metal fundido edo eletrodo de tungstênio aquecido pelo nitrogênio e oxigênio presentes na atmosfera .Ha pouco ou nenhum salpico e fumaça .A camada da solda é suave e uniforme , requerendo pouco ou nenhum acabamento posterior .
A soldagem TIG pode ser usada para executar soldas de alta qualidade na maioria dos metais e ligas .Não hánenhuma escória e o processo pode ser usado em todas as posições . Este processo é o mais lento dos processos manuais.
EQUIPAMENTOS DE SOLDAGEM
A soldagem TIG é usualmente um processo manual mas pode ser mecanizado e até mesmo automatizado. O equipamento necessita ter:
* Um porta eletrodo com passagem de gás e um bico para direcionar o gás protetor ao redor do arco e um mecanismo de garrapara conter e energizar um eletrodo de tungstênio. Denominado de pistola .
* Um suprimento de gás de proteção.
* Um fluxímetro e regulador – redutor de pressão de gás .
* Uma fonte de energia , com característica volt – ampere idênticas ao do eletrodo revestido.
* Uma fonte da alta frequência .
* Um suprimento de água de refrigeração, se a pistola for refrigerada a água.

Asvariáveis que mais afetam este processo são as variáveis elétricas ( corrente, tensão e característica da fonte de energia ) .Elas afetam na quantidade , distribuição e no controle de calor produzido pelo arco e também desempenham um papel importante na sua estabilidade e manualmente , na remoção de óxidos refratários da superfície de alguns metais leves e suas ligas , os eletrodos detungstênio usados na soldagem TIG são de várias classificações e os requisitos a estes são usados na norma AWS A 5.12, basicamente temos.
* EWP – tungstênio puro ( 99,5%).
* EWCe – 2 – tungstênio com 1,8 a 2,2% de ce o2
* EWLa -1 – tungstênio com 0,9 a 1,2 % de La2o3.
* EWTh -1 tungstênio com 0,8 a 1,2 de Tho2.
* EWTh- 2 tungstênio com 1,7 a2,2 % de Tho2.
EWG – tungstênio (...
tracking img