Paralisia cerebral

Páginas: 10 (2439 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
Introdução
Neste trabalho temos como objetivo explicar no campo da Neurologia Infantil, a patologia paralisia cerebral. Ao começarmos explicaremos um pouco sobre a Neurologia Infantil, suas principais patologias e, como são feitas as avaliações num consultório neurológico.
Vamos, ao longo deste, descrever o que é a paralisia cerebral, quais são suas causas no pré- natal, no Peri e no pós-parto. Demonstraremos como a descoberta da doença afeta a âmbito familiar e como é a adaptação da família.
Por fim, falaremos quais são alguns dos tratamentos fisioterápicos existentes para a melhora da qualidade de vida da criança diagnosticada com paralisia infantil.

Neurologia Infantil

A Neuropediatra é a área da pediatria especializada no estudo das afecções do sistema nervoso central(cérebro e medula espinhal) e periférico (nervos). Também conhecida por Neurologia Infantil, Neurologia Pediátrica ou Neurologia da Infância e Juventude, realizamos atendimento desde o nascimento até 18 anos.
        A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba não somente o tratamento, mas principalmente o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bomdesenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentadas pela criança, cabe também ao especialista a coordenação de equipe de profissionais quando se fizer necessária (fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.).
As principais afecções atendidas pelo Neuropediatra sãodescritas abaixo:
 
* Malformações cerebrais e medulares
* Infecções congênitas
* Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
* Crises convulsivas (Epilepsia)
* Hiperatividade
* Déficit de atenção
* Cefaleia (dor de cabeça)
* Transtornos na aprendizagem
* Distúrbios de movimento
* Infecções do Sistema nervoso
*  Paralisia Cerebral
* Alterações naforma e volume do crânio
* Deficiência mental
* Autismo infantil
* Perdas de consciência
* Doenças Neuromusculares
* Transtornos de comportamento e conduta

Como são feitas as avaliações no consultório de Neurologia Infantil?
Cabe ao neurologista infantil lançar mão de todos os recursos necessários para a realização de uma anamnese detalhada, seguida de exame físico geral eneurológico, dirigido para a idade da criança. É de fundamental importância uma conversa franca e aberta com pais ou responsáveis, explicando detalhadamente sobre possíveis diagnósticos, tratamentos, reabilitação e prognóstico, tudo a fim de otimizarmos todo o plano terapêutico e possibilitar à criança uma pronta reabilitação dentro do que estiver ao alcance da Neurologia Infantil e também de umaabordagem e um trabalho multiprofissional, envolvendo outras áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, etc.

Paralisia Cerebral
O termo paralisia cerebral (PC) é usado para definir qualquer desordem caracterizada por alteração do movimento secundária a uma lesão não progressiva do cérebro em desenvolvimento.
Dentre os fatores potencialmente determinantes delesão cerebral irreversível, os mais comumente observados são infecções do sistema nervoso, hipóxia (falta de oxigênio) e traumas de crânio. O desenvolvimento anormal do cérebro pode também estar relacionado com uma desordem genética, e nestas circunstâncias, geralmente, observam-se outras alterações primárias além da cerebral. Em muitas crianças, a lesão ocorre nos primeiros meses de gestação e acausa é desconhecida.
A Paralisia Cerebral classifica-se como: 

* Atáxica (1% dos casos) na qual ocorrem hipotonia (diminuição do tônus muscular) e incapacidade motora;

* Atetóide (20% dos casos), onde ocorre hipotonia na primeira infância. O sinal diagnóstico precoce é a postura anormal da mão quando a criança tenta atingir um objeto. Há presença de movimentos involuntários anormais; ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • Paralisia Cerebral
  • paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral
  • PARALISIA CEREBRAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!