Paralisia cerebral: qual a influencia do meio?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


As escolas especiais trazem em seu contexto pedagógico e multidisciplinar a oferta dos mais diversos atendimentos aos seus alunos, um deles é a Educação Física. Observa-se que a clientela dessas escolas especiais tem grande capacidade e buscam esforçadamente participar das diversas atividades que lhes são propostas. Estas por sua vez influenciam diretamente no comportamentodiário do aluno.
Essa realidade mostra a grande e importante influencia do meio externo, junto com suas relações e estímulos, no desenvolvimento de uma criança com Paralisia Cerebral (PC). No processo de interação com o meio (pessoas e objetos) a criança cria representações mentais – através do uso de signos e instrumentos- que a torna capaz de criar conceitos sobre si mesmo e as coisas quea cercam. Dessa maneira torna-se de extrema importância todos os tipos de relação possíveis, que irão lhe influenciar no modo de agir, pensar e ver o mundo.
É consenso que a pessoa com necessidades educacionais especiais se beneficia das interações sociais e da cultura na qual está inserida, sendo que essas interações, se desenvolvidas de maneira adequada, serão propulsoras demediações e conflitos necessários ao desenvolvimento pleno do indivíduo e à construção dos processos mentais superiores (Vygotsky, 1987).


O indivíduo com Necessidades Educativas Especiais, quando estimulado, encorajado e aceito no âmbito social em que participa, certamente, consegue atingir resultados progressivos durante o processo ensino-aprendizagem. Crianças especiais não estimuladasapresentam um desenvolvimento muito mais lento do que crianças com oportunidades. O simples ato de brincar possibilita inúmeras criações mentais capazes de fazer a criança interpretar o mundo real através do imaginário. Os estímulos devem ser constantes e diversos, fazendo a criança pensar, criar e construir seus próprios conceitos. Segundo Oliveira (2001), o objetivo de Vygotsky é “trabalhar com aimportância do meio cultural e das relações entre indivíduos na definição de um percurso de desenvolvimento da pessoa humana.” (p.65) A tendência de não se acreditar no potencial de desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência deve ser eliminado do pensamento da sociedade, principalmente dos educadores.
Para Vygotsky (1994) se a criança é excluída do contexto coletivo, issoatrasará ou impedirá o desenvolvimento das suas funções psíquicas superiores, pois o aprendizado ocorre à medida que a criança vai exercitando seu intelecto, ou seja, quando as estruturas físicas responsáveis por essa função são estimuladas pelos fatores socioculturais.


DESENVOLVIMENTO

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de se favorecer um ambiente estimulador para umacriança com PC interagir com o meio social. Através desta interação, ela terá a oportunidade de vivenciar e construir relações intra e interpessoais, responsáveis pelo seu desenvolvimento e conseqüentemente a sua superação. Acredita-se que a interação do sujeito com o meio e suas relações são relevantes para o estabelecimento da aceitação, amizade e aprendizagem.
Segundo Wallon (1975) “as relaçõesentre o ser e o meio enriquecem-se ainda pelo fato de o meio não ser constante e porque uma modificação do meio pode levar á transformação dos seres que nele manifestam a sua existência.” (p.65).
BARROS; BARROS em 1972 ressaltou que:
As atividades esportivas, recreativas e rítmicas são consideradas meios eficazes de promover a socialização dos alunos, uma vez que normalmentesão realizadas em grupos, enfatizando o princípio da cooperação e estimulando os alunos ao comportamento social, domínio de si mesmo, autocontrole e respeito ao próximo.


O professor poderá desenvolver atividades físicas que possam ser realizadas buscando oportunizar o uso do corpo em diferentes situações, o que possibilita a descoberta do movimento e o significado que o movimento traz...
tracking img